Ensino_EducacaoBasica

Professores têm participação maior nas eleições para reitor até o momento

postado em 23/08/2012 16:52
O segundo dia das eleições para reitor da Universidade de Brasília (UnB) segue tranquilo. A participação no Instituto Central de Ciências (ICC) tem sido mais expressiva nesta quinta-feira (23/8). Ontem (22), quatro mil pessoas depositaram seus votos nas 51 urnas.

Segundo informações da Comissão Organizadora da Consulta (COC), até o momento o maior percentual de eleitores foi de professores (43%), o que equivale a 1.005 docentes. Os servidores técnico-administrativos seguem em segundo lugar, com 29% de participação, e os estudantes vêm em terceiro, com 7% de presença.

A votação no câmpus Darcy Ribeiro termina às 21h. Em Gama e Ceilândia, o término será um pouco mais cedo, às 18h30, pois não há cursos noturnos nesses dois câmpus. As urnas serão lacradas e amanhã (24), às 8h, levadas ao Centro Comunitário, onde ocorrerá a contagem dos votos.

No mesmo do dia a lista com os três candidatos mais votados será divulgada. A lista seguirá para eleição no Conselho Universitário (Consuni), em 11 e 12 de setembro. O resultado será divulgado em 14 de setembro.

Paridade
Conforme prevê regulamento das eleições, os votos de professores, alunos e servidores têm o mesmo peso, um terço do total. Mas isso vai ocorrer se a participação de cada uma das categorias for de 100%. Ou seja, para que o voto de cada um tenha a mesma validade, todos devem comparecer às urnas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação