SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Simpósio de psicopedagogia discutirá o processo de aprendizagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/10/2013 19:15

O 3º Simpósio Internacional de Psicopedagogia vai debater temas voltados ao processo de aprendizado, desde a formação do educador e o método de ensino até as dificuldades, síndromes.e transtornos evidenciados nessa fase. O evento ocorrerá na Universidade Paulista (Unip), em São Paulo, em 17, 18 e 19 de outubro. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica do simpósio.

Durante o evento, será aberto o curso Avaliação em Leitura e Escrita (BACLE) e Matemática (BACMAT), orientado pelo neuropedagogo e professor português Rafael Silva Pereira, que desenvolveu seu doutorado em como intervir em transtornos como a dislexia.

De acordo com Pereira, a dislexia é uma perturbação de origem neurobiológica, que pode comprometer a capacidade e compreensão durante a leitura. "A dislexia só deve ser identificada depois de termos dado à criança todos os mecanismos para a aprendizagem formal da leitura e escrita. Ou seja, depois dos 7 anos de idade, em que a criança já passou por um processo de alfabetização e não conseguiu aprender".

Sobre o tratamento, o professor explica que a dislexia não é uma doença, portanto, não existe cura. "O que existe é a possibilidade de um processo de reeducação a nível fonológico e de estimulação cerebral", explica.
Tags:

publicidade

publicidade