Trabalho e Formacao

Estão reabertas as inscrições da 3ª etapas do PAS

postado em 22/10/2012 19:18

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) acaba de publicar o edital de reabertura das inscrições da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Para fazer a inscrição ou alterá-la para participar do Sistema de Cotas para Escolas Públicas, os candidatos deverão acessar o site da próxima sexta-feira (26/10) até 9 de novembro. As datas das provas mudaram, foram remarcadas para 16 de dezembro.

Quem quiser cancelar a inscrição poderá pedir a devolução da taxa de inscrição pelo mesmo site desta sexta-feira (26) até 31 de outubro. Apesar de os editais da 1; e 2; etapas do PAS não terem sido modificados, o Cespe também anunciou nesta segunda-feira (22) a. A taxa é de R$ 80 para as três etapas.

Novas regras
As inscrições haviam sido suspensas para que o edital dessa etapa - assim como o do 1; vestibular de 2013 - fosse adaptado à Lei de Cotas Sociais. . O PAS vai reservar 305 vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. As outras 1.787 vagas fazem parte do Sistema Universal, totalizando 2.092 vagas. Veja como será a distribuição das vagas pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas no programa:



[SAIBAMAIS]Os candidatos que se inscreverem para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas deverão optar por concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou às vagas reservadas aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. Deverão, ainda, optar por concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos candidatos negros, pardos ou indígenas, ou às vagas reservadas aos demais candidatos de escolas públicas que não se declararam negros, pardos ou indígenas.

No dia 25 de outubro será divulgado um comunicado informando a lista de documentos que deverão ser apresentados pelos candidatos para que comprovem a conclusão integral do ensino médio em escola pública e a renda familiar bruta per capita.
Os candidatos que vão concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos negros, pardos ou indígenas deverão, no momento da inscrição, assinar digitalmente um termo de autodeclaração em que confirmam ser de uma dessas etnias.

Isenção
Para a terceira etapa do PAS, as solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitas no mesmo prazo de reabertura das inscrições. O benefício é oferecido aos candidatos carentes que forem membros de família de baixa renda e tenham inscrição no CadÚnico. O candidato que tiver a solicitação de isenção deferida estará dispensado de comprovar ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Os estudantes da rede pública do Distrito Federal que estiverem devidamente matriculados na 3; série do ensino médio estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição, embora tenham que requisitar o subsídio conforme instruções dos editais.

Informações no site ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h, pelo telefone (61) 3448-0100.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação