SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação

À espera da prova do PAS

Os 27.760 inscritos na primeira etapa do programa da UnB farão amanhã o exame de conhecimentos gerais e de redação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/11/2012 13:33

Manoela Alcântara

Aluna do Elefante Branco, Amanda Luiza da Silva está ansiosa e animada para enfrentar as cinco horas de testes: meta é vaga no curso de direito (Carlos Vieira/CB/D.A Press) 
Aluna do Elefante Branco, Amanda Luiza da Silva está ansiosa e animada para enfrentar as cinco horas de testes: meta é vaga no curso de direito


Desde pequena, o sonho de Amanda Luiza da Silva, 15 anos, é ser advogada. A vontade surgiu logo depois de uma visita promovida pela escola ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “Me encantei”, conta a estudante do 1º ano do Centro de Ensino Médio Elefante Branco. Ela faz parte de um universo de 27.760 inscritos para fazer a prova da 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) amanhã, às 13h. Esse será o primeiro contato dos alunos com a prova de conhecimentos gerais e a redação. Para garantir uma vaga na Universidade de Brasília (UnB), eles ainda precisam passar por outras duas etapas e atingir média suficiente ao curso desejado.

No domingo, será a vez dos 21.096 estudantes do 2º ano cadastrados testarem os conhecimentos. Eles devem estar nos locais às 13h para iniciarem a análise das questões de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, português, literatura, matemática, música, química, sociologia e língua estrangeira. Serão cinco horas para responder a perguntas do tipo A, com itens em que é preciso marcar C (certo) ou E (errado); do tipo B (resultado numérico); C (múltipla escolha); e D (discursiva). Além disso, terão de elaborar uma redação de, no máximo, 30 linhas.

Os espaços de realização dos testes para a 1ª e a 2ª etapas podem ser consultados no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe): www.cespe.unb.br/pas. Ao todo, serão 101 locais de prova em todo o DF e oito em outras unidades da Federação. O mais indicado é chegar, pelo menos, uma hora antes do horário previsto para o início dos testes. O candidato deve ter em mãos o comprovante de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente).

Amanda Luiza se preparou ao longo do ano por meio de exercícios passados pelos professores, mas ainda teme a prova de física. “É muita coisa para entregar ao mesmo tempo no fim do ano. Foquei no que eles passaram em sala de aula”, relatou a estudante do 1º ano. Apesar da apreensão, ela está animada. “A instituição das cotas para alunos da rede pública me estimula bastante a fazer a prova. Estou ansiosa”, completou.

De acordo com o professor do curso preparatório Alub Marcelo Freire, Amanda e os outros concorrentes devem relaxar até amanhã. Nesta reta final, não há mais tempo de aprender novos conteúdos. Tentar estudar ou revisar a matéria agora serve apenas para reforçar a tensão. “O candidato pode dar uma folheada em um livro, numa revista, sem o objetivo de aprender algo. Agora, é descansar a mente. Isso pode até ajudar a estabelecer relações na hora de escrever a redação”, ressalta Freire. Ele enfatiza que a prova do PAS exige mais do aluno. “É diferente do Enem. O estudante deve focar no texto mais sofisticado, crítico.”

Seleções
A terceira etapa do PAS ocorrerá somente em 16 de dezembro. É nessa fase que os estudantes devem optar pelo ingresso na universidade pelo sistema de cotas sociais. De acordo com a Lei Federal nº 12.711, as instituições federais de ensino superior precisam destinar, até 2016, 50% das oportunidades para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e alunos de baixa renda.

Mudanças
Em 2013, a UnB optou por iniciar a ação afirmativa com 12,5% no vestibular e no PAS. Devido ao arredondamento, previsto na norma, serão 14,5% para cada sistema. No vestibular, com provas previstas para 12 e 13 de janeiro, 20% das vagas são destinadas aos negros. A política específica começou em 2004 e só poderá ser discutida novamente em 2014, pelo Conselho Universitário (Consuni).


Programe-se
Datas das provas

» 1º de dezembro — 1ª etapa do PAS

» 2 de dezembro — 2ª etapa do PAS

» 16 de dezembro — 3ª etapa do PAS

» 12 e 13 de janeiro — Vestibular tradicional

» Informações: www.cespe.unb.br/pas ou na central de atendimento do Cespe/UnB pelo telefone (61) 3448-0100
Fique ligado

» No dia da prova é preciso levar Carteira de Identidade original e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

» Vale a pena visitar com antecedência o local de prova para não se perder ou chegar atrasado.

» Imprima o comprovante de inscrição, pois, no ano passado, o nome de alguns alunos não constava da lista. Com o documento em mãos, é possível requisitar uma sala especial para fazer prova.

» Aproveite o feriado para descansar e simular a rotina do dia do exame. Almoce mais cedo, desligue celulares, computador e guarde energias para as cinco horas de prova

» Leia revistas ou livros, algo leve só para estimular a mente. Não há mais tempo para revisar a matéria. Isso pode deixá-lo nervoso, ansioso.

» Não subestime as questões discursivas e a redação. Vá preparado para escrever e contextualizar o tema com assuntos sociais, filosóficos por meio de raciocínio mais elaborado.

» Saia cedo de casa. Chegue com pelo menos uma hora de antecedência no local de prova para evitar inconvenientes.

 
Tags:

publicidade

publicidade