Trabalho e Formacao

Tolerância na prova do PAS

Embora os portões devessem fechar às 13h, muitas escolas do DF estenderam o prazo até as 13h10. No segundo de exame, faltaram 2.043 estudantes, dos 21.096 inscritos, ou 9,7% --2014 0,6 ponto percentual superior ao de 2011

postado em 03/12/2012 10:15
Em 101 locais do DF, os alunos do 2º ano do ensino médio foram submetidos aos exames de conhecimentos gerais. Os gabaritos saem na quarta-feiraAlunos do 2; ano do ensino médio testaram seus conhecimentos ontem na prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB). O índice de abstenção se manteve na média este ano. Dos 21.096 inscritos, 2.043 não compareceram aos locais do exame, o equivalente a 9,7%. Em 2011, os faltosos corresponderam a 9,1% do total de candidatos. Os estudantes fizeram o exame de conhecimentos gerais nas áreas de biologia, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, química, língua estrangeira e outros, além da prova de redação, com até 30 linhas. Os gabaritos preliminares da primeira e da segunda etapas serão divulgados na próxima quarta-feira.

Embora a regra imposta pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) fosse de fechar os portões às 13h, muitas escolas deram um prazo maior aos estudantes, de cinco ou 10 minutos. Por conta da flexibilidade, o estudante Guilherme Lionço, 16 anos, consegui realizar o teste. Ele esqueceu o documento de identificação em sua casa, no Varjão, e teve de voltar para buscar. A instituição abriu uma exceção para o jovem e estendeu o horário de fechamento dos portões para 13h10.

Ao contrário de Guilherme, as colegas Luísa Bastos, Isabella Rodrigues, Juliana Carvalho, todas de 16 anos, e Juliana Carvalho, 17, obedeceram à recomendação e chegaram com uma hora de antecedência ao local de prova. ;Temos de ter precaução e tomar cuidado para controlar a ansiedade. Chegar em cima da hora pode deixar o candidato estressado, o que é ruim para o desempenho;, explicou Luísa, que está em dúvida entre os cursos de comunicação social e pedagogia. Elas fizeram a prova da segunda etapa ontem. ;Para ajudar na memória, trouxe chocolate, que também dá energia;, disse Isabela, aspirante ao curso de direito.

Totalizaram 101 os locais de prova no Distrito Federal e oito em outras unidades da Federação. Gustavo Crepaldi, 17 anos, não aguardou o primeiro sinal, às 18h, quando os alunos podiam levar o caderno de prova para casa, para sair da sala de aula por volta das 16h30. ;As questões estavam muito difíceis, mas acho que temos tempo de sobra para resolvê-las. A parte de química e matemática eram muito específicas e não estavam fáceis;, explicou o candidato a uma vaga no curso de engenharia civil. Natália Brito, 17 anos, pretende cursar direito e utilizou táticas para conseguir aumentar sua nota. ;Como estava muito confiante em humanas, deixei de marcar muitas em exatas, só preenchi as que tinha muita certeza, pensando em não anular as opções que acertei.;

Outras etapas
No sábado, alunos de todas as escolas do Distrito Federal fizeram a primeira etapa do PAS. No total, 12,8% dos 27.760 estudantes faltaram e 3.561 deixaram de responder às questões por desistência ou atraso. Em 2011, o número de ausentes foi de 11,7%, o menor índice desde o início do programa. Eles fizeram os testes de conhecimentos gerais nas áreas de biologia, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, química, língua estrangeira e outras disciplinas, além da redação.

[SAIBAMAIS]Em 16 de dezembro, os alunos do 3; ano do ensino médio farão a última etapa do programa. As regras são as mesmas: os portões fecham às 13h e a prova vai até 18h15. Os estudantes só poderão sair da sala com os cadernos de questões após as 18h. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada a partir das 19h, em 22 de fevereiro de 2013. Os alunos podem acompanhar a divulgação dos gabaritos e notas finais (veja o quadro) no site do Cespe/UnB: www.cespe.unb.br/pas.

Fique ligado
5 de dezembro de 2012 Divulgação dos gabaritos preliminares das 1; e 2; etapas
11 de janeiro de 2013 Divulgação dos gabaritos definitivos das 1; e 2; etapas
5 de março de 2013 Data provável para a divulgação das notas das 1; e 2; etapas
16 de dezembro de 2012 Realização das provas da 3; etapa
19 de dezembro de 2012 Divulgação do gabarito preliminar da 3; etapa
11 de janeiro de 2013 Divulgação do gabarito definitivo da 3; etapa
22 de fevereiro de 2013 Resultado final

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação