Trabalho e Formacao

Provas do PAS têm 19% de abstenção

postado em 17/12/2012 10:22
Concorrentes responderam as questões objetivas e fizeram uma redaçãoDos 11.792 inscritos, cerca de 9,5 mil estudantes da terceira série do ensino médio responderam às questões da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) na tarde de ontem. Com isso, a abstenção ficou em 19,2%. Somando-se às notas das duas primeiras etapas, a de ontem vai definir os 2.092 calouros de graduação do primeiro semestre letivo de 2013 da Universidade de Brasília (UnB). A instituição tem 96 cursos, divididos entre os câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte), Planaltina, Gama e Ceilândia.

O PAS é uma alternativa de acesso à instituição. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) elabora e aplica a avaliação. O teste de ontem foi a último para os estudantes que concluíram o ensino médio neste ano. Uma prova é aplicada ao término de cada série do ensino médio. A média das três notas resulta na classificação. A ideia é estimular melhorias na etapa de ensino e favorecer os candidatos.

Com duração de cinco horas, o teste de ontem exigiu dos concorrentes conhecimentos em língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, língua estrangeira, artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, matemática, geografia, história, música, química e sociologia em um total de 120 itens. Além das questões objetivas, os estudantes tiveram de produzir uma redação de, no máximo, 30 linhas.

Beatriz de Carvalho, 17 anos, aproveitou todo o tempo que pôde para se preparar. ;Fiz aulas pela manhã, cursinho à tarde e ontem (sábado) revisei todas as obras cobradas;, contou. A preocupação dela era a redação. ;Cada erro cometido nos tira muitos pontos;, lembrou. Ela concorre a uma vaga no curso de química. Já Dayana Kelly de Souza, 18 anos, achava que poderia ter estudado mais. ;Senti que, em algumas questões, tinha estudado o conteúdo, mas não soube a resposta. Se tivesse estudado mais, conseguiria acertar. Mas tenho pensamento positivo;, disse ao final da prova. Para a candidata a uma vaga de comunicação social, a prova mais complicada foi a de física.

Eliminados

Alguns candidatos, como Clara Teixeira, 17 anos, perderam a hora de fechamento dos portões e não puderam fazer a prova. ;O horário que está no site é 13h. Entendi que era para estar aqui às 13h para começar a prova às 14h;, justificou. Ela concorreria a uma vaga para medicina veterinária. ;São três anos jogados fora;, lamentou. Agora, ela deve tentar o vestibular. Matheus de Oliveira Rodrigues, 18, confundiu o local da avaliação. ;Cheguei com quase duas horas de antecedência, mas minha prova era em outro lugar. Imprimi apenas o comprovante de inscrição e não trouxe os detalhes da sala de prova;, disse. Ele voltou para casa sem saber se tentaria uma vaga na universidade em outra oportunidade.

[SAIBAMAIS]O Cespe aplicou a prova em 11 locais de Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o teste não registrou nenhum transtorno ou problema que atrapalhasse o andamento da avaliação. Os candidatos que, até ontem, não tiveram a homologação da inscrição efetivada, puderam responder às questões normalmente. Eles receberam um formulário que tiveram de preencher para devolver juntamente com os documentos listados na central de atendimento do Cespe, no câmpus Darcy Ribeiro. Até sexta-feira, o Cespe calculava 836 candidatos nessa situação. O órgão prorrogou o prazo para a conclusão do processo para a próxima sexta-feira.

Agenda

; 19 de dezembro: Previsão de divulgação os gabaritos preliminares
; 11 de janeiro: Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos
e o resultado provisório
dos itens do tipo D
; 25 de janeiro: Resultado final dos itens do tipo D e resultado provisório da prova de redação
; 22 de fevereiro: Data provável de divulgação da lista de aprovados em primeira chamada

Mais informações pelo site www.cespe.unb.br/pas ou pelo número 3448.0100

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação