SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB

Reta final para o vestibular

A duas semanas das provas da Universidade de Brasília, a ordem é focar na revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano. Candidatos devem dormir ao menos oito horas por noite e manter rotina de atividades físicas. No total, serão oferecidas 4.184 vagas em 96 cursos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/12/2012 08:00 / atualizado em 27/12/2012 12:33

Sheila Oliveira

Apesar das férias e das festas de fim de ano, muitos alunos que concorrem a uma das vagas do primeiro vestibular 2013 da Universidade de Brasília (UnB) mantêm a rotina intensa de estudos. A 15 dias das provas, alguns cursos preparatórios continuam com as salas de aulas lotadas. Segundo os professores, esse é o momento de revisar o conteúdo e se dedicar às disciplinas em que o aluno tem maior facilidade.

Ao todo, são oferecidas 4.184 vagas, em 96 cursos, nos quatro câmpus: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Apenas para o vestibular, são 2.092 chances. Entre elas, há 305 reservadas para as cotas de escolas públicas, e 421 às raciais. O exame está programado para 12 e 13 de janeiro. No primeiro dia, haverá provas de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), de português e de literaturas em língua portuguesa, de geografia, de história, de artes (cênicas, visuais e música), de filosofia e de sociologia. Será aplicada ainda a redação. No segundo dia, os candidatos farão testes de biologia, de física, de química e de matemática.

Para o professor de física e diretor pedagógico do curso preparatório Olimpo, Vinícius de Miranda, o desempenho no vestibular é sempre proporcional à preparação. “A dedicação para as provas deve ser como a de um atleta. Na reta final, ocorre a concentração, ou seja, hora de dar gás total aos estudos, que nada mais é do que a revisão do conteúdo já visto em sala”, aconselha. “É bom destacar que esse não é o momento de assimilar a disciplina que não aprendeu, porque isso pode contribuir negativamente para autoestima do estudante. Ele não vai entender e nem dar conta de resolver os exercícios”, completa Miranda.

A recomendação dos professores é seguida à risca pela estudante Letícia Pereira, 20 anos. Ela tenta pela quarta vez uma vaga no curso de medicina. “Abdiquei de férias e de festas. A minha rotina de estudos é oito horas por dia, mas já foi bem maior. Não vou perder o foco mesmo nesta época do ano. Para isso, conto com o apoio da minha família.”

O professor de língua portuguesa do Alub Marcelo Freire reforça a importância de manter a concentração. “O importante agora é dar continuidade à rotina de estudos e de dedicação, mas sem muitos exageros. A alimentação e uma noite bem dormida são fundamentais durante esse processo”, observa o educador. Segundo ele, é possível identificar dois tipos de candidatos ao vestibular: “Aqueles que passam por essa época como se nada tivesse acontecido e os que focam nos estudos e respeitam o planejamento feito a longo prazo. Quem opta pela dedicação aumenta as chances de aprovação”, acredita.

É com esse diferencial que o estudante Tiago Moura, 20 anos, busca garantir uma vaga em medicina, considerado um dos cursos mais concorridos da UnB. “A minha preparação envolve não apenas a revisão e as aulas do cursinho, mas a resolução de provas anteriores”, diz o jovem.

A revisão de conteúdo por meio da solução das provas antigas é o método mais recomendado pelos professores. Marcelo Freire aconselha que os estudantes dediquem 30% do tempo para solucionar os exercícios dos exames anteriores. “É por meio das provas já aplicadas que o aluno conhece a metodologia do vestibular da UnB. Se puder manter esse esquema até às vésperas das provas é o ideal”, destaca o professor de português.


Fique atento

Confira as dicas de especialistas sobre o
que fazer nos dias que antecedem o vestibular:

» Revise o conteúdo
A regra é relembrar os tópicos estudados. Não vale tentar assimilar disciplinas que não foram compreendidas ao longo do ano nas últimas semanas.

» Diminua o ritmo
Ainda que o foco seja apenas revisar, é importante não exagerar. Evite jornadas extensas de estudo. O ideal é dedicar-se no máximo oito horas por dia e dar preferência entre aos períodos da manhã e da tarde.

»  Faça exercícios físicos para relaxar
Alivia a tensão da mente e do corpo. A atividade mais indicada é a caminhada ao ar livre, mas outras também podem fazer parte da rotina de preparação do estudante.

»  Não deixe de dormir
Evite bebidas estimulantes e não vire a noite para revisar as matérias. O sono é essencial na renovação da mente e do corpo, além de aliviar a tensão. Encerre os estudos três horas antes de se deitar. O ideal é dormir, no mínimo, 8 horas por noite.

» Alimente-se bem
Coma a cada três horas. Dê preferência a frutas e cereais. Esses alimentos podem ajudar a combater a ansiedade e auxiliar o raciocínio. Beba bastante líquido.

» Divirta-se, mas sem excessos
Relaxar é a palavra de ordem, mas ir à balada não é o mais indicado. Agitação em excesso pode prejudicar corpo e mente.

»  Visite o local da prova
Informe-se sobre eventuais alterações no tráfego nos dias do vestibular. Conheça o local onde fará o exame. Faça o trajeto que será utilizado
no dia da avaliação. O mesmo vale para quem vai de ônibus.
Tags:

publicidade

publicidade