Trabalho e Formacao

Candidatos do vestibular da UnB aproveitam tranquilidade nos cursinhos

A duas semanas das provas, estudantes revisam o conteúdo para ficarem mais perto da tão sonhada vaga

postado em 29/12/2012 12:00
Thaynara Fernandes e Anna Ivanoff aproveitam o fim do ano para revisar o conteúdo do vestibular da UnBAs festas de fim de ano não são desculpa para estudantes que sonham com uma vaga da Universidade de Brasília (UnB). No momento em que grande parte dos estudantes aproveitam para relaxar ou viajar, alguns acreditam que aumentar o esforço na reta final vai ajudar a ingressar na universidade.

As amigas Anna Ivanoff e Thaynara Fernandes, ambas de 19 anos, aproveitam a calmaria no cursinho para revisar o conteúdo durante oito horas diárias, fora o período de aulas que o colégio oferece apenas para tirar dúvidas de provas dos vestibulares anteriores. Thaynara estuda no Olimpo com Anna há dois anos, e acredita que a esforço será recompensado: "A gente está ganhando muito aqui, estudando em uma época em que todo mundo está cansado. Apesar de também estarmos, persistimos. É nessa hora que você sai na frente de seu concorrente: quando sabe de uma coisa que ele não sabe".

A prova da UnB será em 12 e 13 de janeiro. Os candidatos vão concorrer a 2.092 vagas em 96 cursos. No primeiro dia, haverá provas de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), de português e de literaturas em língua portuguesa, de geografia, de história, de artes (cênicas, visuais e música), de filosofia e de sociologia, e será aplicada ainda a redação. No segundo dia, os candidatos farão testes de biologia, de física, de química e de matemática.

Acordo Ortográfico
Decreto publicado nesta sexta-feira (28/12) no Diário Oficial da União . O edital do próximo vestibular da UnB já previa a cobrança das regras, que coexistem com a forma antiga desde 2009, mas o decreto torna dispensável ao aluno escrever da nova maneira.

Apesar deste imprevisto favorecer os candidatos, Anna e Thaynara não consideram o fato um benefício para quem estudou muito. "Já estavávamos empenhadas para estudar o novo acordo. É isso que faz você passar na frente de seus concorrentes. Além de dominar as matérias fáceis, também dominar as difíceis", conta Thaynara.

Anna, que pretende estudar relações internacionais conta que vai prestar a prova da UnB pela quarta vez, mas não abre mão de continuar firme durante a revisão, já que obteve resultados inferiores ao esperado na prova passada. Segundo ela, apesar de ter obtido uma boa nota no conjunto da prova, a confiança em excesso prejudicou o resultado da redação. Ela tirou uma nota muito inferior em relação às provas anteriores. "O problema é achar que sabe demais e não saber de nada. É nesse ;não preciso estudar; que você peca."

[SAIBAMAIS]Para Thaynara, que tenta passar para medicina pela terceira vez, a orientação dos professores é essencial para suportar a pesada rotina de estudos. "Eles mostram a realidade: não vão falar que é tranquilo. Se você quer um curso concorrido, tem que estudar mais do que estuda normalmente. Você tem que passar na frente daqueles que já estão acostumados."

A ansiedade pela chegada da prova é amenizada pelo apoio da família e pela sensação de dever cumprido. As amigas relatam que sacrificam muitas oportunidades pelo bem maior de alcançar os objetivos. "Você deixa de sair, de namorar, pois quando a gente perde tempo com isso não sobra tempo para o cursinho: são escolhas que você faz por um futuro melhor. Se é seu sonho, você tem que correr atrás", relata Thaynara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação