Trabalho e Formacao

UnB abre 20 vagas para estudantes indígenas

Ingresso será para o 1º e o 2º semestres de 2013. As inscrições começam em 7 de janeiro

postado em 03/01/2013 10:42

Está disponível no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) as regras do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) destinado a estudantes indígenas. Para 2013, foram abertas 20 vagas: 10 serão destinadas ao primeiro semestre, e as outras 10 ao segundo semestre do ano.

As vagas são para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Florestal e Medicina. Os candidatos vão avaliados por meio de prova objetiva, prova de redação em Língua Portuguesa, análise de documentação e entrevista pessoal.

A seleção é fruto de um convênio que a instituição em Brasília firmou com a Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2004. O processo seletivo é restrito a candidatos indígenas que tenham cursado, ou estejam cursando, o ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013 no o site do órgão. A inscrição é gratuita, mas o candidato precisa possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para conseguir se inscrever.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por fazer a prova em uma das quatros cidades disponíveis: Águas Belas (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Oiapoque (AP), Porto Velho (RO) e Tabatinga (AM).

A seleção é composta por algumas etapas que devem ser respeitadas pelos candidatos. A primeira fase inicial será para a entrega da documentação, na data provável de 9 de março de 2013.


A entrevista pessoal com os candidatos é a segunda fase, e será realizada nas datas prováveis de 10 e 11 de março de 2013.

A última etapa é a resolução das provas objetiva e de redação em Língua Portuguesa. Os exames vão ser aplicados na data provável de 9 de março de 2013. Serão cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Geografia, História, Química e Física.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada para as vagas do 1; semestre será divulgada na data provável de 26 de março de 2013. Os candidatos aprovados no vestibular serão chamados para o 1; e o 2; semestres conforme a ordem de classificação no processo seletivo.


Outras informações estão disponíveis no ou na Central de Atendimento do órgão, de segunda a sexta, das 8h às 19h ; Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB ; telefone (61) 3448-0100.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação