Trabalho e Formacao

137 mil se inscrevem para o Sisu em 8h; falha técnica vazou informações

Sistema registrou acesso de 80 mil candidatos só na primeira hora de funcionamento. Inscrições vão até 11 de janeiro

postado em 07/01/2013 10:16

O Ministério da Educação (Mec) abriu as incrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no início da madrugada desta segunda-feira (7/01). Mais de 137 mil candidatos se inscreveram nas primeiras oito horas . O sistema virtual registrou mais de 80 mil candidatos inscritos entre a meia-noite e a 1h da manhã. As inscrições vão até o próximo dia 11.

Alguns candidatos que acessaram o site à meia-noite relataram uma falha técnica no sistema que permitia o acesso a informações pessoais de todos os candidatos. O Mec informou que o problema foi corrigido assim que foi constatado, e o acesso aos dados pessoais de outros estudantes se restringiu aos sete primeiros minutos de funcionamento do sistema virtual de inscrições.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil.

Às portas do ensino superior
O Sisu é voltado para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

[SAIBAMAIS]Ao se inscrever, o candidato deve especificar, pela ordem de preferência, o curso que pretende concorrer e de que forma ; ou pelo sistema universal ou por meio de cotas decorrentes da Lei n; 12.711, que prevê reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e negros em todas as instituições de ensino superior públicas do país.

Lista de espera

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes.

A segunda chamada deve ser disponibilizada a partir de 28 de janeiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Confira o edital , com as regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu, publicado no Diário Oficial da Unial em 26 de dezembro de 2012, seção 3, páginas 24 e 25.

Confira a para a primeira seleção de 2013.

Confira a , de 29 de agosto de 2012, e que prevê reserva de vagas nas instituições de ensino superior públicas do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação