Trabalho e Formacao

Chance para TI

Os candidatos a uma das 10 vagas oferecidas pelo BRB precisam dominar administração de redes de dados, segurança da informação e mecanismos de criptografia

postado em 18/02/2013 10:14


O analista de TI Marcos Cosac, 29 anos, estuda mais de 10 horas por dia para passar na seleção (Ed Alves/CB/D.A Press )
O analista de TI Marcos Cosac, 29 anos, estuda mais de 10 horas por dia para passar na seleção
Profissionais da área de informática já se preparam para o concurso do Banco de Brasília (BRB), que vai exigir conhecimentos bastante específicos, como administração de redes de dados, segurança da informação, governança em tecnologia da informação (TI) e mecanismos de criptografia. O certame selecionará 10 novos analistas de tecnologia da informação, que serão responsáveis por trabalhar nos sistemas informatizados da instituição, além de oferecer suporte técnico aos clientes e fazer pesquisas no setor. As inscrições foram encerradas em 8 de janeiro e restam quase dois meses de preparação para a prova, que será em 14 de abril.

O concurso exige do aluno graduação em nível superior na área de informática. O analista de TI Marcos Cosac, 29 anos, participará do certame e acredita que o concurseiro deverá se preparar para questões bem específicas. ;Os candidatos serão mais especializados que em exames de nível técnico ou médio;, comenta. Para garantir uma das vagas, ele pediu dispensa do atual emprego e se dedica diariamente aos estudos, das 12h30 às 23h. ;Para eu passar, tem que ser esse tempo de estudo;, afirma. Marcos usa apostilas e vai começar a frequentar aulas em um curso preparatório para reforçar os conhecimentos. Ele domina a parte de administração de redes de dados, assunto mais frequente no trabalho do analista. ;Preciso relembrar língua portuguesa e linguagens de programação, que são assuntos que eu utilizo menos no dia a dia;, conta.

Apesar de não ter o costume de prestar concursos, Marcos observa como funciona a dinâmica do banco em chamar os candidatos aprovados. ;Muita gente não quer nem tentar porque acha que 10 vagas é um número muito pequeno. Mas há o cadastro de reserva e o BRB tem costume de não demorar a chamar os remanescentes bem colocados;, argumenta. Além disso, ele está de olho nos detalhes da banca, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Um certame semelhante foi feito há dois anos, mas com a organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Mesmo assim, os dois editais têm muitas semelhanças. ;São praticamente iguais, mas imagino que o fato de o Iades utilizar questões de múltipla escolha deixará a prova mais tranquila.;

Pouca tradição
Para o professor Marcio Victorino, do curso preparatório Cathedra, o candidato vai encontrar questões fáceis no decorrer da prova e ele acrescenta que é importante o aluno responder a todos os itens. ;O Iades é uma banca nova, sem tanta tradição em concursos;, pondera. Victorino acrescenta que acertar itens de administração de redes de dados, como modelagem, normalização e SQL, é obrigatório para quem quer passar no certame. ;Conceitos como entidade fraca e as três primeiras formas normais sempre aparecem em exames;, alerta. Além disso, ele acrescenta que diagramas UML merecem cuidados dentro da área de software.

Ainda na parte de redes de dados, o professor Gleyson Azevedo, do site Dominando TI, crê que modelo OSI deve receber atenção especial. ;É bom estudar a característica de todas as camadas desse modelo, que é como geralmente as bancas o cobram nas provas;, explica. Azevedo indica ainda a leitura atenta da norma ISO/IEC 27002 para as questões sobre segurança da informação, muito cobradas em concursos. ;É uma norma que trata de controle de segurança, e o Iades não deve fugir do texto dela nem cobrar interpretação;, prevê. Segundo ele, o aluno também não deve deixar de estudar a fundo mecanismos de criptografia.

O professor Gledson Pompeu, do site Mapa da Prova, lista assuntos das demais áreas com maior probabilidade de serem cobrados. ;Para fundamentos de Cobit, que geralmente cai em questões de governança de TI, o candidato deve memorizar listas como focos, requisitos da informação, recursos de TI, domínios e os respectivos processos;, afirma. Ele reconhece que o assunto é extenso, assim como os processos do modelo ITIL, que somam 26 ao todo. Em gerenciamento de projetos, Pompeu sugere o estudo dos fundamentos do guia PMBOK e dos processos que envolvem o tema. ;É importante dominar as relações entre gerenciamento, programas e portfólio;, conclui.

Glossário
Confira o significado dos principais termos técnicos que devem cair:

SQL ; Structured Query Language
Linguagem de programação utilizada para definir e manipular bases de dados dos softwares

UML ; Unified Modeling Language
Conjunto de diagramas utilizados para representar os requisitos e a lógica de funcionamento de um software

OSI ; Open Systems Interconnection
Conjunto de padrões teóricos que definem a forma como computadores se comunicam em uma rede

Cobit ; Control Objectives for Information and Related Technologies
Modelo que define processos e controles para gestão e auditoria de tecnologia da informação

ITIL ; Information Technology Infrastructure Library

Boas práticas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação

PMBOK ; Project Management Body of Knowledge
Conjunto de boas práticas para o gerenciamento de projetos

Fonte: professor Gledson Pompeu

O que diz o edital
Banco de Brasília (BRB)

Cargo: analista de tecnologia da informação
Vagas: 10 e cadastro de reserva
Remuneração: R$ 4,8 mil
Provas: 14 de abril
Edital: www.iades.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação