Trabalho e Formacao

Aprovados no PAS comemoram ingresso na UnB

postado em 22/02/2013 18:08

Ovadas, farinha, café, tinta e muita sujeira. Depois de tanto estudo e dedicação para conquistar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB), agora é o momento de comemoração para 1.417 alunos do 3; ano que foram aprovados na primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada (PAS),



[SAIBAMAIS]Assim que a lista dos aprovados foi afixada no Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte) e no Teatro de Arena do câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, a festa começou. Alguns selecionados que preferiram se manter limpos durante o trote de recepção optaram por comemorar no ambiente reservado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com distribuição de pipoca, algodão-doce e até pula-pula.

Para os mais animados, a festa no Teatro de Arena conta com a calorosa recepção feita pelos veteranos aos novos alunos. Cada curso está representado por membros de seus Centros Acadêmicos (CAs) que, logo que identificam um calouro, o integram à comemoração com direito a muita sujeira. Alguns aproveitam para raspar o cabelo ali mesmo, tradição comum entre os aprovados em vestibulares.

Maria Fernanda de Oliveira, 17 anos, tem todos os motivos para celebrar. Após muita dedicação, a estudante foi selecionada para o curso de direito. Mas essa é a terceira aprovação da aluna na UnB. Maria Fernanda foi aprovada a primeira vez no 2; ano, quando prestou o exame para ciências contábeis. No meio do 3; ano, a estudante foi novamente aprovada para o curso de administração. "Mas eu fazia só por experiência. Meu sonho mesmo sempre foi direito", conta.

A caloura confessa que, para realizar o sonho, estudava todos os dias. A mãe, Walqúiria Soares, emocionada, entrega o segredo da filha: "Ela saía para a escola às 7h e voltava às 21h todos os dia. Quando chegava em casa, continuava estudando até de madrugada". Mesmo assim, Maria Fernanda não deixou de aproveitar as festas com os amigos. "Levava livro para a balada, para o cinema, mas não deixava de sair", conta. Para ela, esse é o começo de uma nova jornada de estudos. "Ainda tenho muito a conquistar. Quero fazer intercâmbio, passar em um concurso público, e, no fim do curso, ainda tem o Exame da OAB."

Divo Rehbein, 17 anos, se candidatou para economia, mas não queria ver o resultado na UnB e, por isso, aguardava a disponibilização do resultado no site do Cespe. "Como o site estava muito carregado, não consegui ver se tinha passado ou não", explica. "Meu cunhado me ligou e disse que eu tinha passado. Quase não acreditei, mas corri para ver o resultado na UnB", conta. A irmã, Letiana Rehbein, aluna de veterinária da instituição, não esconde o orgulho de Divo. "Ele mereceu, porque sempre foi muito dedicado. Agora vai ver como é estar do outro lado, dentro da universidade", aposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação