SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Receita de macarrão no Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/03/2013 12:29 / atualizado em 19/03/2013 17:08

Grasielle Castro /Correio Braziliense

Uma redação despertou a preocupação dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Um candidato usou parte do espaço destinado ao texto para ensinar como fazer macarrão instantâneo. Na correção, o estudante ficou com 560 pontos, em uma escala de 0 a 1.000. Nas primeiras 17 linhas, ele dissertou sobre o tema “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”, porém, ao abrir o terceiro parágrafo, escreveu: “Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo...”. E seguiu com a receita.

O texto circula nas redes sociais desde a semana passada. A maioria dos comentários questiona a metodologia de avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo exame.

Em nota, o ministério destaca que a pontuação do estudante levou em consideração a presença “inoportuna” da receita, “provocando forte penalização”. A pasta também frisou que o candidato não teve intenção de anular o texto, não fugiu completamente do tema nem feriu os direitos humanos, o que poderia acarretar nota zero. Reportagem publicada ontem em O Globo revelou que redações que receberam nota máxima continham erros grosseiros de português, como “enchergar” e “rasoavel”.

Reprodução/Facebook
Tags:

publicidade

publicidade