Trabalho e Formacao

Receita de macarrão no Enem

postado em 19/03/2013 12:29
Uma redação despertou a preocupação dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Um candidato usou parte do espaço destinado ao texto para ensinar como fazer macarrão instantâneo. Na correção, o estudante ficou com 560 pontos, em uma escala de 0 a 1.000. Nas primeiras 17 linhas, ele dissertou sobre o tema ;Movimento imigratório para o Brasil no século 21;, porém, ao abrir o terceiro parágrafo, escreveu: ;Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo...;. E seguiu com a receita.

O texto circula nas redes sociais desde a semana passada. A maioria dos comentários questiona a metodologia de avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo exame.

Em nota, o ministério destaca que a pontuação do estudante levou em consideração a presença ;inoportuna; da receita, ;provocando forte penalização;. A pasta também frisou que o candidato não teve intenção de anular o texto, não fugiu completamente do tema nem feriu os direitos humanos, o que poderia acarretar nota zero. Reportagem publicada ontem em O Globo revelou que redações que receberam nota máxima continham erros grosseiros de português, como ;enchergar; e ;rasoavel;.

Redação com receita de macarrão no Enem não foi desclassificada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação