Trabalho e Formacao

Erros pontuais serão tolerados, mas textos com deboche terão nota zero

Estudante que demonstrar pleno domínio da língua durante o todo o texto poderá receber nota mil mesmo que cometa erros de português na redação

postado em 05/09/2013 17:40
O Ministério da Educação divulgou hoje um manual com normas mais rígidas para a correção da prova escrita do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O elenca as cinco competências que serão analisadas e dá exemplos de textos nota máxima com os comentários. Em um desses textos, o ministério expõe propositalmente uma redação com um erro de português. A palavra espanhóis aparece escrita três vezes no texto e em apenas uma delas sem acento. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o exemplo demonstra uma situação limite.

[SAIBAMAIS]No entendimento de Mercadante, apesar do erro, a redação mostra que o estudante tem pleno domínio da língua portuguesa. Ele frisa que a prova também tem finalidade pedagógica. "É para ele saber o padrão que se espera de uma excelente redação", afirmou. A maior rigidez na correção da redação, adotada este ano, é resultado das notícias que mostraram que, na edição passada do exame, algumas redações nota máxima apresentaram erros grosseiros de português, como enxergar com ;ch;.

Além do reforço na avaliação dos erros de portugês, o ministério também mudou a penalidade para as inserções indevidas. Na próxima vez, casos como o da redação com a receita de miojo receberão nota zero. Até a edição passada do exame, a penalidade era apenas a perda de alguns pontos.

Grávidas
Junto com a mudança na correção das redações, outros episódios que marcaram o Enem 2012 também foram levados em conta para a elaboração da prova deste ano. Dessa vez, a pasta se armou para que estudantes grávidas não passem pela mesma situação que a candidata Pâmela de Oliveira Lescano passou ano passado. Ela deu à luz no banheiro na hora em que fazia o exame. Este ano, a pasta mapeou as gestantes. São 6,7 mil grávidas, sendo que 3.108 podem dar à luz em outubro e 517 entre 20 e 31 de outubro. Elas terão atendimento especial nos dias do exame. Este ano, a prova será aplicada em 26 e 27 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação