Trabalho e Formacao

Confira o simuladão do Correio

Jornal fará preparação para o Enem, entre 12 e 13 de outubro, em página na internet. A prova virtual é considerada, por professores e alunos, essencial para quem quer passar no exame nacional

postado em 30/09/2013 11:04
Felipe acredita que o Simulado CB vai fazer com que ele tenha mais segurança na hora do EnemO Correio Braziliense lança neste domingo (29/9), em parceria com o IMP Concursos, um simulado on-line completo (clique para acessar o simulado), elaborado por professores com larga experiência, destinado a estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto permite que o aluno teste, além dos conhecimentos, o tempo para cada questão, a resistência para um período longo de provas e também o desempenho, com possibilidade de acompanhar a classificação em relação aos demais participantes.

A página já está disponível para que os participantes se cadastrem. Entre as 7h de 12 de outubro e as 23h59 do dia seguinte, o site disponibilizará uma prova-teste com o mesmo tipo e número de questões do Enem. Cada candidato terá, assim como no exame nacional, quatro horas e meia para cumprir cada uma das duas etapas com um total de 180 itens.

Terminado o tempo, os exercícios serão bloqueados. Cada estudante receberá, posteriormente, por email, um resultado com a nota, a colocação geral e o ranking de cada matéria.

O simulado é gratuito e qualquer estudante pode participar. Basta acessar o site. ;Com esse simulado on-line, o Correio presta um serviço de grande utilidade para todos que se preparam para o Enem 2013. É uma grande oportunidade para os candidatos, duas semanas antes das provas, fazerem um teste de preparo real, como o tempo e o desempenho, para o que vão enfrentar;, afirma a superintendente de Marketing do Correio, Cilene Vieira.

O diretor do IMP Concursos, Antônio Geraldo Maia, explica que um site foi criado para que os estudantes naveguem nos dias de realização de simulados. O espaço disponibiliza ainda um regulamento e uma sessão de perguntas para orientar e facilitar a navegação dos internautas. ;É uma prestação de serviço que o Correio Braziliense oferece para todos que se interessarem pela prova do Enem, que vem ganhando notoriedade;, afirma. Maia lembra ainda que neste semestre o Enem será a única forma de ingresso na Universidade de Brasília (UnB). ;Todas as universidades federais pretendem usar a prova de alguma forma. É o principal concurso do país. O simulado é uma oportunidade para que o estudante faça um o raio-X da própria situação e tenha a chance de ajustar alguma disciplina que tenha mais dificuldade;, diz.

Antônio Geraldo ressalta que os simulados são importantes ferramentas de autoexame tanto para vestibulandos como para concurseiros. Isso porque, segundo ele, a realização do Enem exige velocidade e resistência.

Ensaio

Com 90 questões por dia, dois dias de testes e quatro horas e meia por prova, estudantes têm que resolver uma média de um item a cada três minutos. ;Colocaremos questões com as mesmas exigências do Enem. Nesse tipo de prova, em vez de o aluno se preocupar com ;decoreba; e fórmulas, tem que usar linguagem, enfrentar problema, argumentar, elaborar proposta;, aponta. Ainda de acordo com Antônio Geraldo, a prova no estilo Enem do Simulado CB será a primeira de uma série de eventos com parceria entre o Correio e o IMP.

Entre os estudantes em disputa por uma vaga na UnB estão Felipe Corrêa de Sousa, 19 anos, morador do Sudoeste, e Assis Lira Soares, 17, de Ceilândia. Ambos dedicam cerca de 10 horas diárias para se prepararem para o Enem. Felipe quer medicina e Assis vai tentar o curso de matemática. Além das muitas horas de estudo diário, eles vão participar do simulado do Correio. ;É um ensaio da prova. Faremos questões similares, no mesmo nível do Enem. Com isso, no dia do exame, faremos a prova com mais facilidade e segurança. Isso também requer preparo físico e mental, coisa que treinamos com esses testes;, destacou Felipe. ;É duro fazer 90 questões em um dia e mais 90 no seguinte. Se não for praticando com simulados, o estudante não consegue ficar ali até terminar a prova;, completou Assis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação