SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Portões dos locais de prova do Enem já estão abertos

Após as 13h, os candidatos não poderão mais entrar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/10/2013 12:10 / atualizado em 26/10/2013 13:42

Marcelo Ferreira/CB/DA Press
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 foram abertos às 12h e os candidtos já começam a chegar. Wesley Lima dos Santos, 18 anos, veio de Luziânia (GO) para fazer a prova em Brasília. O jovem tem surdez profunda, causada por uma meningite quando era criança, e vai fazer a prova em uma sala separada. Wesley contará com a ajuda de um fiscal caso tenha alguma dúvida no preenchimento do gabarito.

"Eu acho que a dificuldade dele pode ser na redação, mas ele está calmo", afirma a mãe, Maria de Fátima Lima, 50 anos. Ela veio acompanhar o filho na entrada, mas ele voltará sozinho para casa após a prova. Para não se atrasar, ele saiu às 9h30 e chegou às 11h em Brasília. Os portões serão fechados às 13h, no horário de Brasília.

Maria aparecida Neves, 30 anos, fará o Enem pela primeira vez e também se programou para chegar ao local de prova com antecedência, às 11h. Ele no ensino médio em 2011 e pretende conseguir uma vaga em direito ou medicina por meio do exame. "Espero que não tenha problemas, como nos últimos anos. Tenho facilidade com a parte escrita. Acredito que vou me sair bem, pois me dedicando há mais ou menos um mês", diz. A candidata está apreensiva como tema da redação, que pode ser um pouco complicado.

Mais de 7,1 milhões de estudantes estão inscritos. Neste sábado (26), a prova terá quatro horas e meia de duração e os candidatos vão responder a 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia.

As provas serão aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais. Foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 com letra ampliada e 5.849 com letra super ampliada. Candidatos autistas ou que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de libras e auxílio para transcrição.

Gabaritos
Às 22h, o Eu, Estudante publicará o gabarito extraoficial do exame, elaborado pelos professores do Sistema Ari de Sá (SAS). Os gabaritos oficiais do exame serão divulgados até quarta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Tags:

publicidade

publicidade