Trabalho e Formacao

36 candidatos foram eliminados do Enem por postarem fotos em redes sociais

"Não houve qualquer vazamento de qualquer informação", comenta ministro da Educação sobre esquema de segurança

postado em 27/10/2013 20:08
No total, 36 candidatos foram flagrados postando fotos em redes sociais e eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. No primeiro dia, 24 estudantes foram desclassificados e, no segundo, outros 12, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Muitos candidatos fizeram fotos e ainda colocaram as hashtags #enem e #enem2013.

Na última sexta-feira (25), o ministro alertou que o MEC seria rigoroso na identificação desses candidatos e que eles seriam eliminados assim que a irregularidade fosse confirmada. Mesmo assim, minutos após o início do primeiro dia de provas, às 13h, participantes já postavam fotos no Instagram e no Twitter. Na edição passada do exame, 65 candidatos foram expulsos após serem flagrados postandos fotos da prova nas redes sociais. A pasta informou que continuará monitorando as redes sociais por tempo indefinido.

[SAIBAMAIS]

Durante entrevista coletiva após o término do segundo dia de avaliações do Enem, Mercadante comentou outros temas relacionados ao exame. Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento. "A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes."

Mercadante também destacou o caso do candidato Fernando Ximenes, de 26 anos, que morreu em um acidente no município mineiro de Varginha, quando estava a caminho da prova. Fernando estava em uma moto e foi atingido por uma carreta que vinha na contramão. O ministro falou ainda sobre a estudante que deu à luz no sábado (26), em Teresina, enquanto fazia a prova. Segundo o ministro, a candidata passa bem, assim como a criança, que se chama Luna e pesa 3,5 quilos.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação