Trabalho e Formacao

De olho nas notas do Sisu

Até ontem, 2 milhões de estudantes de todo o país haviam concluído o cadastro no sistema de seleção para ingresso no ensino superior. Inscrições terminam amanhã, e a concorrência dos cursos fica mais definida a cada dia. Na UnB, medicina tem a maior pontuação de corte

postado em 09/01/2014 10:31

Estudantes após a realização do Enem 2013: ansiedade até sair o resultado da primeira chamadaAs notas de corte dos cursos cadastrados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a se desenhar. Até as 18h de ontem, 2.004.110 estudantes de todo o país tinham concluído o cadastro ; superando a marca de 1.949.958 em 2013 . Isso possibilita aos concorrentes ter uma noção se a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 lhes permitirá ingressar na área e na instituição de ensino superior que desejam. Até amanhã, os alunos podem mudar a opção de curso quantas vezes desejarem e escolher duas graduações diferentes para concorrer. Em 13 de janeiro, sai o resultado da 1; chamada.

Os 10 cursos mais concorridos historicamente, na Universidade de Brasília, têm nota de corte alta. Medicina, por exemplo, alcançava até ontem a pontuação de 819,45. A segunda maior entre as 10 instituições pesquisadas pela reportagem do Correio, perdendo somente para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual os concorrentes obtiveram 823,40. Além disso, enquanto a UnB oferece somente 18 oportunidades para a modalidade neste 1; semestre, a universidade carioca tem 96 vagas.

Em uma prova que pode alcançar até nota 1.000, direito diurno na UnB tem índice de corte de 756,46, para ampla concorrência, e 747,82, no caso dos que optarem pelas cotas sociais, previstas pela Lei n; 12.711, de 2012. Ao contrário do que pensavam alguns especialistas quando o sistema de reserva foi instituído, os concorrentes desse tipo de modalidade não nivelaram o certame por baixo. Em alguns casos, alcançam média superior à da ampla concorrência.

Em engenharia civil, os candidatos oriundos da rede pública obtiveram nota de corte de 784,05, enquanto os candidatos gerais chegaram a 739,38. Essas médias ainda podem mudar. Até amanhã, quando terminam as inscrições, as médias são recalculadas uma vez por dia. Por isso, o interessante é acessar o portal do Sisu (http://sisu.mec.gov.br) com frequência para conseguir traçar a melhor estratégia.

De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), para calcular a nota de corte dos cursos, por modalidade de concorrência, o Sisu considera algumas variáveis, como a quantidade de vagas disponíveis e o número de inscritos no dia anterior. ;A nota de corte é apenas uma referência e não assegura a classificação final;, destaca o portal.

Ingresso
Todos os que tiveram nota superior a zero na prova de redação do Enem 2013 podem se cadastrar no Sisu. Em todo o país, foram disponibilizadas, pelas 115 instituições ; 54 universidades federais, 40 institutos federais, 20 instituições estaduais e uma faculdade federal ;, 171.401 vagas em 4.723 cursos. Para a UnB, são 1.986 oportunidades em 88 graduações. Há ainda três opções de modalidade de ingresso: pelo sistema de cotas sociais, pela ampla concorrência ou por outras ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição escolhida.

A UnB ainda tem um sistema de bônus para casos específicos. Candidatos que concluíram pelo menos duas séries do ensino médio nas regiões administrativas de Gama, Santa Maria, Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo 2 e Samambaia, além dos municípios de Luziânia (GO), Valparaíso de Goiás, Novo Gama (GO), Cidade Ocidental (GO) e Santo Antônio do Descoberto (GO), têm 20% de bônus na nota em razão da ação afirmativa. Um candidato que tirou 678 no Enem, por exemplo, pode alcançar uma média de 813.

Ana Luísa Vogado de Oliveira, 17 anos, conta com as possíveis variações na nota de corte até amanhã para alcançar uma vaga em direito diurno. No meio do ano passado, ela foi aprovada no vestibular para fazer o mesmo curso, só que no período noturno. ;Estou indo para o 2; semestre, mas quero mudar de horário. Minha nota ficou em 704. Tentei pela UFRJ, mas a nota estava mais alta e decidi ficar na UnB;, avaliou. A estudante vai verificar as alterações diariamente para tentar alcançar o objetivo. No entanto, faz uma ressalva: ;Com o Enem, ficou mais difícil. Muita gente que passou no vestibular do ano passado não consegue alcançar a nota de corte. Está muito alta;, disse.

Calendário

Inscrições
Até amanhã

Resultado primeira chamada
13 de janeiro

Matrícula 1; chamada
17 a 21 de janeiro

Resultado 2; chamada
27 de janeiro

Matrícula 2; chamada
27 de janeiro a 7 de fevereiro

Oportunidades

O Sisu em números

; 171.401 vagas

; 4.723 cursos

; 115 instituições

Até ontem, 2 milhões de estudantes de todo o país haviam concluído o cadastro no sistema de seleção para ingresso no ensino superior. Inscrições terminam amanhã, e a concorrência dos cursos fica mais definida a cada dia. Na UnB, medicina tem a maior pontuação de corte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação