Trabalho e Formacao

Primeira edição do ano do Sisutec terá mais de 291 mil vagas

postado em 13/03/2014 17:09

O ministro da Educação (MEC), Henrique Paim, anunciou, na tarde desta quinta-feira (13/3), que na primeira edição deste ano o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terá 291.338 vagas para cursos técnicos. O site já está no ar e os estudantes podem consultar as vagas disponíveis no endereço . As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (17/3) até 21 de março, também pelo endereço eletrônico do programa, sem taxa de inscrição e matrícula.

Nesta primeira edição, as 27 unidades da Federação serão atendidas. Para o Distrito Federal, serão ofertadas 8.725 vagas. Maranhão, único estado do país que não fazia parte do programa até a última edição, terá mais de 4 mil vagas. O estado com o maior número de vagas é São Paulo, com mais de 86 mil. Já o menor número de vagas é para Roraima, com 50. Na primeira edição do Sisutec, no ano passado, foram ofertadas 239 mil vagas.

As oportunidades são ofertadas por instituições públicas, privadas e do Sistema S (como Senai e Senac). A maioria das vagas vêm de instituições públicas (instituições federais, escolas técnicas vinculadas às instituições federais, escolas estaduais e municipais), com 60%, seguida pelas instituições do Sistema S, com 31,5%, e privadas (escolas técninas e instituições de ensino superior), com 8,5%.

O MEC também divulgou que 85% das vagas serão destinadas a candidatos da rede pública ou estudantes da rede privada como bolsista integral. As inscrições da primeira etapa serão para candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando o ranking de nota. As vagas remanescentes serão destinadas para os demais candidatos que concluíram o ensino médio.

Os principais cursos técnicos dessa primeira edição do programa são para as áreas de logística, segurança do trabalho e informática. O início das aulas está previsto para 14 de abril a 12 de maio.

O Sisutec faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa do MEC voltado para a capacitação profissional. Segundo o MEC, para este ano, o Pronatec terá orçamento de R$ 3 bilhões

Confira o calendário do Sisutec:

Inscrições: 17 a 21 de março
1; chamada: 25 de março
Matrícula da 1; chamada: 26 a 28 de março

2; chamada: 1; de abril
Matrícula da 2; chamada: 2 a 4 de abril
Inscrições para vagas remanescentes: 7 a 13 de abril
Início das aulas: 14 de abril a 12 de maio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação