Trabalho e Formacao

Por erro, resultado de vestibular da ESCS é cancelado

Problema na correção das redações levou à troca de notas entre candidatos

postado em 20/03/2014 17:04

Por uma falha técnica, notas das redações de candidatos ao vestibular de 2014 da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foram trocadas. O erro foi identificado por estudantes que fizeram reclamações junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pelo certame. , divulgada nesta quinta-feira (20/3), o Cespe explica que ;lamenta profundamente o erro cometido, informa que já tomou todas as providências administrativas necessárias e coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais;., publicado em 11/2, perdeu a validade. Segundo a assessoria de imprensa do Cespe, todas as chamadas (até a quinta chamada de enfermagem e até a terceira chamada de medicina) estão anuladas. A medida da necessidade, novas chamadas devem ser feitas. O novo resultado, baseado nas verdadeiras notas dos candidatos, foi publicado em edital nesta quarta-feira. também está disponível para os candidatos. Em nota, a ESCS informa que decidiu suspender todas as atividades acadêmicas dos alunos da primeira série de medicina e de enfermagem por causa do erro no resultado. Nova convocação para matrícula deverá ser feita.



Fora da lista
Naiana Magalhães Coelho, 28 anos, está decepcionada com a situação. No primeiro resultado divulgado, ela estava classificada em 57; lugar e foi aprovada em segunda chamada. Com o resultado correto, a classificação dela caiu para 76; e ela não sabe se conseguirá ser matriculada. ;Eu cursava o segundo semestre de medicina do Uniceub e, quando passei no vestibular da ESCS, larguei tudo para ir para lá. Trabalho em órgão público e organizei todo o meu horário de trabalho e a minha vida em função do curso. Agora, nos deixaram assim. A culpa não é da ESCS porque esses alunos, em teoria, não deveriam nem estar matriculados. Mas é uma decepção e uma angústia muita grande;, lamenta. Caso não seja convocada desta vez, Naiana pretende entrar com uma ação judicial para garantir a vaga. ;Mais de 30 dos meus colegas estão na mesma situação e alguns estão se organizando para conseguir uma autorização judicial também. É a última alternativa;, conta. Caso a tentativa não dê certo, ela vai ter que esperar o próximo semestre para voltar ao Uniceub. ;Eu teria que fazer novo vestibular porque a turma já está avançada;, relata.

Leia a nota de esclarecimento do Cespe na íntegra:

"O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CespeUnB), com relação à retificação das notas das provas de redação e da nota final do vestibular de 2014 da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), divulgada por meio do Edital n; 3, de 20 de março de 2014, esclarece o que se segue.

Antes de iniciar a avaliação das referidas provas de redação, e para garantir a segurança e a isonomia na avaliação, realizou-se um processo de mascaramento, em que cada texto foi associado a um código identificador, e, em seguida, eliminou-se da folha de texto definitivo qualquer identificação do autor. Após o mascaramento, as provas foram passadas para as bancas avaliadoras realizarem o trabalho de avaliação com os textos desidentificados, ou seja, no momento da avaliação, a banca não é capaz de associar o texto ao autor. Concluída a avaliação, ocorreu o processo de desmascaramento, e as notas dadas pelas bancas avaliadoras foram associadas aos autores dos textos por meio do código identificador.

Tanto o processo de mascaramento quanto o de desmascaramento dos textos demandam programação, a qual é feita especificamente para cada evento. No caso em comento, ocorreu erro de programação no processo de desmascaramento, de modo que a nota de cada texto não foi associada corretamente ao respectivo autor. Essa falha foi detectada por meio de reclamação de participantes do vestibular apresentada judicialmente a este Centro.

Constatado o erro, o CespeUnB, como órgão da Administração Pública, de forma a garantir justiça, precisão, correção e lisura ao processo de seleção, princípios e valores estes que norteiam o seu trabalho, corrigiu imediatamente a falha, garantindo, portanto, a credibilidade do sistema de seleção.

Este Centro lamenta profundamente o erro cometido, informa que já tomou todas as providências administrativas necessárias e coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais."

Leia a nota de esclarecimento da ESCS sobre o assunto:

"Diante do erro sistêmico detectado no processo seletivo do vestibular da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) de 2014 e a consequente alteraçaõ do Cespe da relação dos aprovados para os cursos de medicina e enfermagem, a ESCS decidiu suspender as atividades acadêmicas da primeira série dos cursos, para que sejam adotadas medidas saneadoras reestabelecendo o direito dos candidatos aprovados à matrícula. Informamos que oportunamente será divulgado edital de convocação dos aprovados para matrícula.

A ESCS lamenta profundamente os transtornos decorrentes do erro do Cespe e se coloca à disposição dos interessados para esclarecimentos pelo telefone 61-33269300"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação