Trabalho e Formacao

Sisutec chama 6,5 mil no DF

Aprovados em primeira chamada no sistema de seleção podem estudar gratuitamente em 28 cursos técnicos. As inscrições começam hoje. Têm prioridade os estudantes que concluíram o ensino médio em colégios públicos ou eram bolsistas

postado em 26/03/2014 10:37
Prova do Enem na UnB: participação no Exame Nacional do Ensino Médio é pré-requesito para o SisutecComeçam hoje as inscrições para os aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). No Distrito Federal, 6,5 mil pessoas conseguiram uma vaga em um dos 28 cursos gratuitos oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas, uma oportunidade para chegar mais rápido ao mercado de trabalho. No país, mais de um milhão de pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 293.738 vagas ofertadas em 181 cursos. Essa é a segunda edição da seleção. Contemplou candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e não zeraram a redação.

No DF, 29.563 pessoas disputaram. Os alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsista em instituição de ensino particular tiveram preferência na seleção do Sisutec. Depois da convocação em primeira e segunda chamadas, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e deseja uma formação técnica. Nesse caso, não é necessário ter feito o Enem no ano passado.

Ansiosa com o início das aulas, Denise Nonata da Costa, 27 anos, moradora de Santa Maria, decidiu ingressar na área técnica em busca de emprego e salários maiores. Ela trabalhava como secretária, mas optou por fazer o Enem e tentar a sorte em uma outra carreira, a de técnico em agente comunitário de saúde. ;Foi a qualidade profissional que me chamou a atenção e a possibilidade de arrumar um emprego melhor e em uma área ampla e interessante. Posso trabalhar em hospitais ou clínicas, há muita procura por profissionais qualificados. Os cursos vão preencher essa lacuna;, comemorou.

De acordo com o gerente de formação profissional do Serviço Nacional da Indústria no Distrito Federal (Senai-DF), Cláudio Tavares, existe uma demanda reprimida na área técnica. Um dos setores contemplados pelo Sisutec e de constante procura pelas empresas é o de técnico em edificações. ;O mercado da construção civil demanda um número grande de profissionais qualificados, hoje em falta;, ressalta. Tavares analisa que boa parte dos jovens egressos do ensino médio têm optado pela formação superior. ;Temos muitos formados em direito, administração e, nem sempre, vaga para todos;, afirma.

Os estudantes selecionados pelo Sisutec podem ingressar em cursos com duração de 800 a 1,4 mil horas/aula. O governo fez um acordo de gratuidade com as instituições privadas. ;É uma das melhores formas de se inserir no mercado de trabalho. Uma formação de nível técnico vai abrir mais oportunidades de inserção e ascensão dentro da linha de atuação do estudante;, diz Tavares. Para saber se foi aprovado, o candidato deve entrar no site sisutec.mec.gov.br. Para fazer matrícula, basta procurar a instituição de ensino que a pessoa pretende estudar.

Fique atento

Número de aprovados no DF ; 6.597
Matrícula para os aprovados em primeira chamada ; de hoje até 28 de março
Divulgação do resultado de 2; chamada ; 1; de abril
Matrícula para os aprovados em 2; chamada ; 2 a 4 de abril
Inscrições on-line para vagas remanescentes ; 7 a 13 de abril
Matrícula on-line para vagas remanescentes ; 7 a 15 de abril
Previsão para o início das aulas ; abril e maio

Vagas gratuitas

Instituições de ensino em Brasília que oferecem vagas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem

; Centro de Educação Profissional Senac do Plano Piloto, Jessé Freire e Taguatinga
; Centro de Formação Profissional de Taguatinga
; Centro de Formação Profissional Roservarte Alves de Sousa
; Centro Universitário do Distrito Federal ; edifício sede
; Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) ; sede, unidades da Asa Sul e oeste
; Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic Escola Brasiliense de Odontologia Ebo
; Faculdade Integrada da Grande Fortaleza Brasília
; Faculdade Mauá de Brasília em Taguatinga
; Faculdade Projeção de Ceilândia
; Faculdade Projeção do Guará

Cursos oferecidos

Técnico em
; Computação gráfica
; Design de interiores
; Edificações
; Informática
; Informática para internet
; Logística
; Massoterapia
; Podologia
; Agente comunitário de saúde
; Análises químicas
; Imobilizações ortopédicas
; Órteses e próteses
; Programação de jogos digitais
; Registros e informações em saúde
; Segurança do trabalho
; Confeitaria
; Cozinha
; Eletroeletrônica
; Produção de moda
; Redes de computadores
; Sistemas de energia renovável
; Panificação
; Eventos
; Controle ambiental
; Cuidados de idosos
; Enfermagem
; Zootecnia
; Nutrição e Dietética

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação