SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação profissional

Jovens são 70,54% dos 233,4 mil inscritos no Sisutec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/07/2014 11:28

Portal MEC

Buscar a qualificação profissional e entrar no mercado de trabalho tem sido o caminho escolhido por muitos jovens que pretendem obter vagas para a formação por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Até às 19h desta quarta-feira, 23, 164,6 mil jovens de 18 a 30 anos inscreveram-se no Sisutec, o que representa 70,54% de todos os 233,4 mil inscritos.

As mulheres são maioria, com 133,2 mil candidatas (57,1%).

TABELA FAIXA ETÁRIA

Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

TABELA UNIDADES DA FEDERAÇÃO

No momento da inscrição, o candidato pode fazer até duas opções de curso. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país.

Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível on-line na página do Pronatec.

Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.

Tags:

publicidade

publicidade