Vestibular e PAS

Confira dicas para estudar nos últimos meses antes da prova do PAS

Professores e alunos reclamam de demora na publicação do edital da seleção

Ana Paula Lisboa
postado em 25/09/2013 17:29
A divulgação dos editais das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) entre a noite de terça-feira (24) e a manhã desta quarta-feira (25) causou alvoroço entre alunos do ensino médio. Helena Dupin, 17 anos, cursa a 3; série do ensino médio no colégio Marista João Paulo II, pretende cursar comunicação social e reclama da demora para a publicação do edital: ;Saiu muito tarde e eu fiquei muito preocupada porque eu precisava marcar viagens para fazer vestibular em faculdades de outros estados e não sabia se podia me inscrever. Foi muito ruim;. Helena faz cursinho preparatório para o PAS e estuda outras 5 horas por semana para se sair bem no exame.

A estudante de 2; ano do Sigma Ana Flávia Pena, 16 anos, também reclama: ;Demorou muito para sair e os alunos ficam na expectativa. Apesar de o edital ser importante para direcionar os estudos, sei que não devo esperá-lo para começar a estudar;. Ana Flávia quer cursar engenharia química, está confiante para fazer a 2; etapa da prova e acredita que o PAS é uma porta de entrada muito melhor para quem ainda não terminou os estudos.

Matheus Fonseca, 15 anos, se prepara para fazer a 1; etapa do Programa de Avaliação Seriada. ;O PAS que é uma das provas mais importantes porque é uma oportunidade que só os alunos do ensino médio têm. Mesmo assim, tenho um pouco de medo porque é um resultado que define o resto da sua vida;, explica. Ainda em dúvida se cursa direito ou engenharia civil, o estudante do Marista João Paulo II estuda 1h30 todos os dias na biblioteca da escola e pretende fazer cursinho a partir do próximo ano.

A assessoria de imprensa do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) informou que não houve nenhum atraso nos editais e que os processos ocorrem dentro do planejado.

[SAIBAMAIS]Opinião de mestre
A professora de língua portuguesa do colégio Marista João Paulo II Débora Aguiar não enxerga problemas na data de divulgação do edital. ;Ano passado também saiu em setembro, o calendário está sendo praticamente o mesmo. Gerou uma certa expectativa nos alunos, mas não impediu que eles estivessem se preparando, pois os objetos de estudo já são conhecidos;.

Toshio Nakamura, professor de matemática do Olimpo, discorda: ;O ideal é que o Cespe liberasse os editais até maio. Os alunos aplicados não querem deixar tudo para a última hora, mas o Cespe acaba fazendo com que eles deixem;, avalia. O professor considera que a divulgação do edital mais tarde favorece os alunos do Distrito Federal: ;Enquanto os estudantes de outros estados ficam no aguardo do edital para se prepararem, os daqui já estão acostumados e estudam durante o ano inteiro para o PAS;.

José França, professor de matemática do Sigma, também acha que o edital veio a público depois do esperado. ;A UnB não está atrasada porque não havia nenhum prazo prometido, mas a divulgação na segunda quinzena de setembro causou tensão entre os alunos. Este edital está saindo cada vez mais tarde;, avalia. O professor de matemática ficou decepcionado com a oferta de vagas. ;Pensei que a demora estivesse relacionada a um aumento de vagas, em cursos como medicina, uma promessa antiga da UnB. Ficamos decepcionados porque o número não mudou, continuam as mesmas 36 vagas - 18 para o PAS e 18 para o vestibular;, lamenta.

O professor de biologia do Ideal João Martins cobra explicações da Universidade de Brasília para a data de divulgação do edital: ;O PAS é um concurso e o edital é a ferramenta mais importante para o candidato. Mudanças significativas não foram feitas e a universidade já tem uma experiência com o programa. Por que, então, não publicar com antecedência?;, questiona.

Dicas de estudo
Com pouco mais de 2 meses para as datas das provas do Programa de Avaliação Seriada, confira dicas de professores para a reta final:
- Quem obteve boas notas no colégio até o momento, pode focar no PAS e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem está se saindo mal, deve priorizar as provas da escola: passar de ano deve ser a prioridade.
- Resolva provas de anos anteriores para diagnosticar suas dificuldades e treinar
- Leia o edital e faça um check-list com os conteúdos cobrados para estudar.
- Faça uma leitura atenta dos livros cobrados, não deixe para ler na última hora, pois as leituras são densas e exigem mais tempo para serem absorvidas
- Em casa, estude entre 3 e 4 horas diariamente
- Na hora da prova, leia todos os enunciados com atenção, priorize a redação que é eliminatória e não deixe as questões discursivas por último.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação