Estagio

Temporada de estágios

O início do ano é uma das melhores épocas para conseguir uma vaga. São 3,8 mil oportunidades só no DF

postado em 07/01/2013 10:37
O estudante de geografia Lucas Gebrim acaba de ser aprovadoOperíodo de férias terá pelo menos 3,8 mil oportunidades de estágio para os estudantes do Distrito Federal. Nessa época, o número de vagas oferecidas em órgãos públicos e empresas privadas aumenta. Ao mesmo tempo, a concorrência nos processos seletivos cai, porque muitos candidatos aproveitam o tempo longe das salas de aula para viajar. É a hora ideal, portanto, para buscar a colocação profissional.

Muitos candidatos, quando procurados, não estão em casa ou nem comparecem aos processos seletivos. O índice de faltas é superior a 50%. Quem aproveitar essa fase, já pode começar o semestre com vaga garantida no mercado de trabalho, explica o coordenador de Recrutamento e Seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Erick Sperduti. Levantamento feito pelo Nube mostra que chegará a 20% o crescimento do número de oportunidades no primeiro trimestre de 2013.

O aumento é consequência da reposição de vagas em razão do vencimento de contratos, além do período de formaturas e da efetivação de estagiários. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estima que serão oferecidas 74 mil vagas, 2,4 mil só no DF. Pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), o número de oportunidades chega a 600 em janeiro. Nos outros meses, a média é de 400. Nessa integradora, as vagas mais ofertadas em Brasília são para os cursos de administração, comunicação social, informática, direito, ensino médio e engenharia. Empresas públicas são responsáveis por 22% das vagas e as privadas por 73% delas. O restante (5%) corresponde às oportunidades em instituições financeiras. No Instituto Fecomércio (IF-DF), a média de chances por mês é de 200.

Para Erick Sperduti, as companhias estão descobrindo que o estágio é uma ótima possibilidade de treinar futuros talentos.O jovem é uma peça de renovação na empresa, pois alguns funcionários já estão lá há um bom tempo e possuem vícios. Procuramos cabeças que formam um novo tipo de pensamento.

Lucas Gebrim, 19 anos, acaba de ser aprovado em um estágio na Agência Nacional de Águas (ANA). Ele cursa o segundo semestre de geografia na Universidade de Brasília (UnB) e conta que a grande dificuldade no trabalho é se relacionar com os chefes. É difícil ter que interagir com as autoridades, porque você não sabe muito bem como lidar com elas, relata. Para o estudante, o objetivo desse primeiro trabalho é se familiarizar com a rotina profissional e captar as melhores experiências. O estágio oferece o primeiro contato com ambientes corporativos e governamentais, que dão uma impressão mais realista sobre o que é a vida adulta e a participação ativa no processo de produção de conhecimento.

Natália Brasil está em busca da primeira chance na área de arquiteturaComportamento
Apesar de não lidar com a mesma pressão diária dos profissionais mais experientes, os iniciantes precisam se portar bem no ambiente organizacional. Saber trabalhar em grupo, ter atitude proativa e mostrar capacidade de comunicação garante o bom desempenho do aprendiz. %u201CSempre lembramos o estudante que o ambiente corporativo é mais formal do que ele está habituado%u201D, explica Eduardo de Oliveira. Por isso, o especialista recomenda que o iniciante converse sobre a experiência de trabalho com colegas que fazem estágio há mais tempo.

Os principais cuidados devem começar já na fase de seleção. Um currículo bem apresentado pode ser a primeira chance de conseguir ser chamado para a entrevista. O número de experiências de trabalho anteriores não é o que os recrutadores vão priorizar. Intercâmbios, trabalhos voluntários e cursos extracurriculares devem ser incluídos. E se o processo seletivo prevê uma prova escrita, o ideal é ler notícias para estar preparado caso um tema atual seja cobrado.

A estudante de arquitetura e urbanismo Natália Brasil , 19 anos, procura o primeiro estágio na área. Ela pretende aproveitar as chances do início do ano. O maior desafio, para a jovem, será conciliar a rotina de estágio e a de estudos. Na primeira vez em que foi aprovada em uma seleção não pôde assumir por causa da falta de disponibilidade de horário. Agora, ela não quer deixar o momento de contratações passar. Natália acredita que a experiência é essencial para completar o aprendizado.Eu espero aprender como é o dia a dia de um arquiteto e como se faz um projeto de verdade. Na faculdade, o ritmo ainda é muito leve, opina ela.

Saiba mais
Confira as dicas dos especialistas Eduardo de Oliveira e Erick Sperduti para se sair bem no processo seletivo:

Currículo
Concisão: o documento deve ter, no máximo, duas páginas
E-mail: não coloque aquele que usa com amigos, e sim um com nome e sobrenome
Experiência: se já trabalhou anteriormente, coloque descrições resumidas. Inclua trabalhos voluntários, cursos extracurriculares e intercâmbios
Idiomas: o inglês é essencial e a formação em outras línguas é bem-vinda
Revisão: não deixe de revisar o texto para não cometer erros gramaticais

Entrevista
Busque informações sobre a empresa na internet
Mantenha o foco das respostas no que foi perguntado
Falar demais é tão ruim quanto ser monossilábico
Procure ser bem articulado e evite as gírias e a linguagem coloquial

Dinâmica de grupo

Nessa etapa, não serão avaliadas capacidades técnicas, mas, sim, a personalidade
Características como liderança, comprometimento e motivação são importantes
Saber trabalhar em equipe e ouvir os outros participantes conta pontos a favor
É necessário mostrar iniciativa e comprometimento

Onde encontrar

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
Telefones: (61) 3701-4880 / 3701-4800 / 3701-4811
Site: www.ciee.org.br

Instituto Fecomércio (IF Estágios)
Telefones: (61) 3962-2008 / 3962-2022 / 3962-2027
Site: www.ifestagio.com.br/ifestagio

Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF)

Telefone: (61) 3329-5050
Site: www.ieldf.org.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação