Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais 18 mil bolsas de estudo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/11/2012 12:41

A partir desta terça-feira (20/11) o programa Ciência sem Fronteiras abrirá o período de inscrições para mais 18 mil bolsas de estudo. Além disso, serão divulgados ainda nesta segunda-feira (19) os nomes de 3 mil alunos aprovados em última chamada para estudar em universidades de sete países no ano que vem.

A presidente Dilma Rousseff falou sobre os resultados do programa no Café com a Presidente desta segunda-feira. “O Ciência sem Fronteiras, é um sucesso. Até agora, novembro, 18 mil jovens brasileiros já receberam uma bolsa para estudar nas melhores universidades do mundo. Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar as nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços”, disse.

No total, o programa oferecerá 101 mil bolsas até 2014. Os candidatos precisam comprovar bom desempenho na faculdade que estão cursando no Brasil, além de ter obtido mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter conhecimento do idioma do país escolhido. Mesmo assim, ao chegar lá, o estudante participa de cursos intensivos de línguas.

“Há jovens talentosos que não têm o domínio de uma língua estrangeira, então, para eles, antes do início das aulas na universidade no exterior, nós oferecemos um curso intensivo, de seis a oito meses, da língua do país em que ele vai estudar. Com isso, valorizamos o mérito e damos oportunidades para que os estudantes de famílias mais pobres, que não tiveram a chance de aprender uma segunda língua, participem do Ciência sem Fronteiras em igualdade de condições”, explicou Dilma.

Confira a íntegra do programa de rádio Café com a Presidente

Tags: