Trabalho e Formacao

Mexicano em Brasília: perspectiva e contrastes

postado em 29/10/2014 11:24
Confira artigo do estudante mexicano Fernando Márquez sobre seu intercâmbio no Brasil

Oi! Meu nome é Fernando Márquez e sou mexicano. Sou estudante de relações internacionais e estou fazendo um semestre de intercâmbio na Universidade de Brasília (UnB).

Quando eu cheguei ao Brasil, eu tinha uma imagem de Brasília (eu já havia pesquisado sobre a cidade), mas quando conheci a realidade fiquei impressionado. Brasília é a cidade mais diferente que conheci. Eu conheço até hoje oito países (incluindo Brasil) e, sério: Brasília é outro mundo.

Quando as pessoas do México falam sobre Brasil, quase sempre falam: festa, praias, carnaval, Rio de Janeiro, pão de queijo e festa de novo. Mas Brasília é uma situação totalmente diferente. BSB é uma cidade que foi planejada, uma cidade jovem que tem pouco mais de 50 anos, uma cidade onde o sol é forte, mas o vento é fresco, uma cidade que tem um lago, mas é artificial, uma cidade que tem uma lógica muito complexa em sua organização (pelo menos no Plano Piloto), para que as pessoas tenham tudo na sua superquadra, em fim.

No aspeto político, Brasília é a cidade mais importante do Brasil. Como capital, têm todos os Ministérios, o Palácio de Relações Exteriores, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, todas as Embaixadas, tem sedes de organizações internacionais e empresas importantes.

Brasília é uma cidade que tem tudo para todos, é a cidade da diversidade; se você quer nadar, se você quer fazer SUP, se você quer fazer ciclismo, se você quer dançar samba, salsa, forró, hip hop, se você quer beber, se você quer comer comida baiana, mexicana, árabe, japonesa, francesa, etc., você pode.

Além de tudo isso, Brasília tem uma variedade de arvores e pássaros que eu não havia visto em nenhum outro lugar, e o mais engraçado é que quando pergunto aos brasilienses o nome dos pássaros, a resposta mais comum é ;é um pássaro; e ;é um bicho;, mas a beleza natural mais interessante e bonita de Brasília é, sem dúvidas, seu céu. A frase ;O céu é o mar de Brasília; é certa. O céu e o pôr do sol mais impressionantes que eu já vi são os brasilienses.
Se você quer viajar, perto de Brasília há muitos lugares legais para conhecer sem ter que pegar um voo. Tem Poço Azul, Pirenópolis, Chapeada dos Veadeiros com uma natureza incrível.

Eu tenho que aceitar que, embora não seja fácil morar sozinho em outro país, é uma experiência incrível, que me ensina que o Brasil não é somente o que os filmes e a TV mostram, e que a realidade brasiliense e brasileira é cada dia mais interessante para mim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação