UltimasNoticias_Geral

Especialistas discutem acordo ortográfico em audiência pública

Professores, jornalistas e escritores defendem simplificação da língua portuguesa na Comissão de Educação do Senado

postado em 23/10/2014 11:57

A partir da esquerda, Martins, Bechara, Cyro, Ernani Pimentel e Thais Nicoleti, no debate da terça-feira (21) na Comissão de Educação do SenadoA Comissão de Educação (CE) do Senado realizou nesta semana audiência pública para discutir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e que deverá estar implantado em janeiro de 2016. As novas regras devem valer para os oito países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

O debate integra as atividades do grupo de trabalho criado em 2013 pela CE para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do acordo ortográfico. Os especialistas devem apresentar até março de 2015 uma proposta aos senadores, que será então levada ao Executivo, para ser discutida com os outros países de língua portuguesa.

Participam do debate Ernani Pimentel, presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa e membro do grupo de trabalho da CE; Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras; Antônio Martins de Araújo, presidente da Academia Brasileira de Filologia; e Thais Nicoleti, consultora de Língua Portuguesa da Folha de São Paulo e do UOL.

Portal do Senado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação