Oferecido por

Faltam

A pedido do Correio, consultores tiram dúvidas mais frequentes dos leitores

Mande os seus questionamentos para o e-mail economia.df@dabr.com.br As respostas serão dadas por técnicos da IOB Sage

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/03/2015 10:18

Aluguéis de pessoas jurídicas, com CNPJ, podem ser declarados no carnê-leão ou esse carnê só pode ser de usado para recebimentos de pessoas físicas? Os aluguéis das pessoas jurídicas, com CNPJ, têm obrigação de terem retido o imposto ou isso é opcional?

» Julio Leite Cardoso

Os aluguéis recebidos de pessoas jurídicas devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Se o valor recebido mensalmente, após as deduções legais permitidas, superar o valor de R$ 1.787,77, para o ano-calendário de 2014, a fonte pagadora pessoa jurídica é obrigada a fazer a retenção do Imposto de Renda, com base na tabela progressiva mensal. A ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior” somente deve ser preenchida quando o aluguel for recebido de pessoa física, sujeito ao imposto de renda mensal (carnê-leão).

A base de cálculo para recolhimento mensal de carnê-leão de renda decorrente de aluguel de imóvel será o valor bruto constante do contrato de aluguel ou o líquido recebido da imobiliária, após retenção da taxa de administração?

» Antonio Jardim

A taxa de administração poderá ser deduzida do valor do aluguel, quando o encargo for exclusivamente do locador. Portanto, informe o valor líquido do aluguel para calculo do imposto mensal de carnê-leão. Informe também na ficha “Pagamentos Efetuados”, código 71, o nome, o CPF/CNPJ e o valor pago de taxa de administração.

No ano passado, vendi um apto no valor de R$ 185 mil e a compradora financiou esse imóvel pela Caixa. No mesmo instante comprei um outro apartamento, utilizando este dinheiro em nome de minha filha. Como devo declarar essa transação? E minha filha, como deve proceder?

» Ana Maria Castro Gadelha

Informe a baixa do imóvel na ficha “Bens e Direitos”, indicando o nome e o CPF do comprador, e a forma de pagamento. Preencha o Demonstrativo Ganhos de Capital, para calcular o imposto devido, e importe o resultado para a declaração. Na ficha “Doações Efetuadas” informe o valor do imóvel doado para sua filha. Na declaração de sua filha deve ser informada, na ficha “Bens e Direitos”, a aquisição do imóvel doado. Na linha 10 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” informe o valor do imóvel recebido em doação.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Wagner
Wagner - 25de Março às 10:58
Na 2ª feira fiz uma consulta de dúvida, mas até o momento ainda não recebi a resposta, poderiam informar qual o prazo para darem a resposta?