mundo

Bolívia congela contas de Santa Cruz O governo cancelou os repasses e congelou os recusos da região rebelde

Publicação: 24/04/2008 17:30 Atualização: 24/04/2008 17:41

O governo boliviano anunciou nesta quinta-feira (24/04) o congelamento de contas fiscais do departamento rebelde de Santa Cruz, abrindo uma nova onda de conflito com a região que quer conseguir um regime autônomo no dia 4 de maio.

A medida foi adotada depois que a prefeitura de Santa Cruz, opositora ao presidente Evo Morales, desconectou-se de um sistema informatizado que permite ao Estado controlar a execução do orçamento da administração municipal. "O Ministério da Fazenda vai congelar recursos financeiros (royalties sobre o gás) e eliminar as transferências efetuadas pelo Tesouro à prefeitura", disse em entrevista à imprensa o titular da pasta, Luis Alberto Arce.

Logo depois, em La Paz, o governo da Bolívia acusou o embaixador dos Estados Unidos no país, Philip Goldberg, de desenvolver uma ação política a favor das quatro regiões rebeldes que reivindicam governos autônomos, liderados pela próspera Santa Cruz.

"O embaixador Philip Goldberg desenvolveu uma agenda política mais que diplomática na Bolívia e essa agenda ao mesmo tempo está vinculada a opositores ao governo atual", afirmou o ministro de Governo, Alfredo Rada.

Os departamentos de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija - que formam uma espécie de meia-lua geográfica de norte a sul e concentram 65% do Produto Interno Bruto boliviano-, fixaram para maio e junho referendos para aprovar seus estatutos autonômicos, considerados ilegais pelo governo.

Um comunicado da embaixada americana anunciou que os Estados Unidos "apóiam a unidade e a democracia da Bolívia e a suas instituições democráticas".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.