Mundo

Lula: negociação para compra do caça Rafale está avançada

postado em 06/09/2009 16:09

Paris - As negociações para a eventual compra pelo Brasil de 36 aviões caça franceses Rafale estão "muito avançadas", confirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma entrevista exibida neste domingo (6/9), horas antes do início da visita do presidente francês Nicolas Sarkozy a Brasília.

[SAIBAMAIS]Na quarta-feira, em entrevista, o presidente Lula deu a entender a preferência pelo avião francês em relação aos concorrentes sueco e americano, em especial pela transferência de tecnologia aceita por Paris.

"O que posso dizer é que nossas discussões estão muito avançadas e penso que chegaremos a bom termo com a França", confirmou.

O presidente do Brasil concedeu uma entrevista conjunta ao canal de televisão TV5, à Rádio Francia Internacional e ao jornal Le Monde, que foi exibida neste domingo.

"As discussões com o presidente Sarkozy avançam muito rapidamente. Estamos no bom caminho, temos uma relação de confiança", afirmou. "Não podemos comprar um avião caça sem possuir a tecnologia e é justamente porque pensamos em produzir uma parte deste avião no Brasil. Temos uma importante empresa que é capaz de fazê-lo", completou.

O avião Rafale, da empresa francesa Dassault, compete em uma acirrada licitação com o Gripen da sueca Saab e o F/A18 Super Hornet, da americana Boeing, por um contrato de U$ 4 bilhões, que envolve a compra pelo Brasil de 36 aeronaves.

Sarkozy deve desembarcar na noite deste domingo em Brasília para uma rápida visita de Estado, na qual espera fechar a primeira e muito esperada venda no exterior do avião de combate francês de última geração.

Para convencer o Brasil, a França aceitou em sua oferta uma transferência tecnológica considerada sem precedentes por Paris e conta ainda que a relação especial entre os dois chefes de Estado leve o Brasil a optar pelo modelo francês.

Até o momento, a fabricante Dassault não conseguiu vender o caça multifunção fora da França.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação