Mundo

Terremotos, tsunami, tufão: Ásia é atingida por uma série de desastres naturais

Agência France-Presse
postado em 30/09/2009 14:21
Tsunami no Pacífico, terremoto na Indonésia, tufão devastador nas Filipinas, no Vietnã, no Camboja e no Laos: a Ásia viveu nesta semana uma série dramática de catástrofes naturais que deixou mais de 500 mortos e devastou regiões inteiras.

Centenas de milhares de pessoas estavam desalojadas ou desabrigadas após essas catástrofes em série que destruíram cidades e provocaram inundações.

A ajuda internacional começava a ser mobilizada enquanto as pessoas atingidas esperavam por ajuda, como nas regiões montanhosas afastadas do Vietnã.

O registro era incerto nesta quarta-feira no arquipélago de Samoa, no Pacífico sul, no dia seguinte à passagem do tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 8, que atingiu as ilhas, devastando várias cidades litorâneas e hotéis.

Paredões de água de oito metros de altura atingiram o arquipélago, composto pelo Estado independente de Samoa e pela Samoa Americana. O tsunami também assolou o arquipélago vizinho de Tonga.

Pelo menos 113 pessoas foram mortas, mas teme-se um registro bem mais pesado, porque há informações indicando inúmeros desaparecidos.

O tufão Ketsana deixou 331 mortos, a maioria nas Filipinas (246 mortos), cuja capital Manila foi devastada. Em todo o país, 2,2 milhões de pessoas foram afetadas. O tufão, em seguida, manteve sua rota mortífera no Sudeste Asiático, matando pelo menos 74 pessoas no Vietnã e 11 no Camboja.

No Vietnã, as autoridades temem inundações históricas. A cidade de Hoi An, patrimônio da Unesco, está entre as atingidas.

Menos de 24 horas após o de Samoa, um novo terremoto de fortíssima magnitude (7,6), situado dessa vez no Oceano Índico, sacudiu nesta quarta-feira a ilha indonésia de Sumatra.

Pelo menos 75 pessoas morreram, anunciou o vice-presidente indonésio Jusuf Kalla, mas a célula de crise já mencionava a cifra de mais de mil mortos. "Milhares de pessoas ainda estão presas nos escombros, e o registro final será muito pesado", declarou pouco antes uma autoridade do Ministério da Saúde.

Em 2004, um terremoto ao longo de Sumatra desencadeou um tsunami catastrófico que matou mais de 200.000 pessoas na Ásia.

O presidente Barack Obama declarou nesta quarta-feira estado de catástrofe na Samoa Americana, prometendo uma "resposta rápida e agressiva" ao desastre além de uma ajuda às ilhas situadas fora do território norte-americano.

Os Estados Unidos também indicaram que enviarão soldados para participar das tarefas de socorro nas Filipinas, e a União Europeia anunciou o desbloqueio de quatro milhões de euros para ajudas os quatro países atingidos pelo Ketsana.

Para as Samoa, a UE desbloqueou nesta quarta-feira uma primeira ajuda de urgência de 150.000 euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação