Mundo

Polícia prende atirador de Orlando

Agência France-Presse
postado em 06/11/2009 17:56
ORLANDO - Um funcionário demitido entrou em seu ex-escritório e, depois de atirar contra os antigos colegas de trabalho, desabafou: "eles me deixaram apodrecendo". O ataque ocorreu nesta sexta-feira, no centro de Orlando, na Flórida, e terminou com uma pessoa morta e cinco feridas.

No segundo tiroteio de grandes proporções nos Estados Unidos em dois dias, Jason Rodriguez, de 40 anos, foi detido pela polícia na casa de sua mãe, onde se refugiou depois do crime.

Sua prisão, horas depois de descarregar uma saraivada de tiros sobre os ex-companheiros de firma, só aumentou o clima de tensão que domina o país desde quinta-feira, quando um psiquiatra do Exército matou 13 pessoas e feriu 30 na base militar de Fort Hoods, no Texas.

Em pânico, funcionários das empresas instaladas nos 16 andares do edifício Gateway Center corriam e se protegiam em seus escritórios, enquanto equipes da SWAT vasculhavam todos os corredores e salas em busca do atirador.

Cerca de três horas depois, Rodriguez foi localizado na casa da mãe. Ainda não está claro se ela ou alguma outra pessoa telefonou para as autoridades para denunciá-lo.

"Recebemos a informação de que ele poderia estar na área da residência de sua mãe. Enviamos então alguns agentes e nossa equipe da SWAT para lá", explicou o chefe da polícia, Val Demings.

"Eles confirmaram tê-lo encontrado. Conseguiram vê-lo através da janela e mandaram que saísse. E ele saiu. Foi preso sem problemas", acrescentou.

Levando em consideração a frase dita aos jornalistas sobre ter sido deixado para apodrecer, logo após sua prisão, acredita-se que Rodriguez tenha planejado o atentado para se vingar da demissão da firma de arquitetura e engenharia Reynolds, Smith and Hills, ocorrida há mais de dois anos.

"Ele trabalhou para nós, por um ano. Foi dispensado em julho de 2007, já estava fora há mais de dois anos", disse à AFP Ken Jacobson, diretor financeiro da companhia.

"Não ouvíamos falar dele desde então, e essa é a parte mais difícil de entender sobre tudo isso", acrescentou.

A princípio, o Corpo de Bombeiros havia informado à AFP sobre duas pessoas mortas e oito feridas no ataque, mas a polícia divulgou seu balanço oficial mais tarde, corrigindo os primeiros números.

"O tiroteio deixou cinco vítimas, incluindo um morto, e uma sexta pessoa sentiu dores no peito" após o incidente, declarou Val Demings.

"O atirador foi detido, a população está segura", declarou o prefeito de Orlando, Buddy Dyer, depois do fim do atentado.

"Obviamente, tivemos um incidente trágico aqui na cidade de Orlando. Em primeiro lugar, nossos pensamentos e orações vão para as vítimas e os membros de suas famílias", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação