Mundo

Dinamarca: líder neonazista em serviço da Guarda Real

Agência France-Presse
postado em 08/11/2009 14:57
Um dos principais líderes do partido neonazista dinamarquês realiza seu serviço militar na unidade responsável por proteger a família real, admitiram órgãos ligados as forças armadas do país neste domingo (08/11), confirmando relatos de um jornal dinamarquês.

Daniel Carlsen, de 19 anos, um membro ativo do Movimento Nacional Socialista Dinamarquês (DNSB) realiza o seu serviço militar no Livsgarde Kongelige, a Guarda Real, cujas tarefas incluem a guarda dos palácios da monarquia, disse à AFP o porta-voz o pessoal do exército dinamarquês.

"Na Dinamarca, temos liberdade de opinião, liberdade de entrada no exército e também a liberdade de integrar um movimento", disse o porta-voz Kim Grunberger, quando perguntado sobre os riscos de um militante neonazista proteger a monarquia.

Ao contrário de outros países europeus, Dinamarca tolera a existência de um partido nazista que abertamente exibe a suástica em manifestações.

Em recentes declarações públicas, Carlsen disse que Adolf Hitler era o seu ídolo e que não acredita que os nazistas exterminaram os judeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação