LA PAZ - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad foi recebido nesta terça-feira (24/11) com demonstrações variadas de rejeição e apreço em sua chegada à capital boliviana.
Um grupo de feministas se postou estrategicamente na saída do aeroporto de La Paz com cartazes exigindo igualdade sexual no Irã.
Na Praça Murillo de La Paz, sede dos poderes Executivo e Legislativo, onde o presidente boliviano Evo Morales recebe Ahmadinejad, o ambiente é diferente, a ponto de o presidente iraniano ter se aproximado da janela para saudar o público, muitos compatriotas que exibiam cartazes de boas-vindas e fotos suas.
Ahmadinejad chegou nesta terça-feira a La Paz para cumprir uma extensa agenda bilateral, que terá como foco principal o controvertido programa nuclear de Teerã. Ahmadinejad chegou ao aeroporto de El Alto, que serve a La Paz, às 10h45 locais (14h45 GMT), onde foi recebido por Morales e recebeu honras militares.
La Paz e Teerã assinaram acordos em 2007, pelos quais o Irã se compromete a apoiar a Bolívia com US$ 1,1 bilhão destinados à agricultura, à prospecção de petróleo e à indústria petroquímica.
No pacote de cooperação também existe o apoio técnico e financeiro para que o Governo boliviano possa instalar um canal de televisão público, com um sinal de alcance regional. O governo de Ahmadinejad também se comprometeu em conceder um crédito de US$ 280 milhões para duas fábricas de cimento.
Esta matéria tem: (0) comentários
Não existem comentários ainda