Mundo

Quinze milhões de refugiados e deslocados vivem em cidades (Acnur)

Agência France-Presse
postado em 07/12/2009 15:55

GENEBRA - Quase 15 milhões de refugiados e pessoas deslocadas vivem hoje em cidades, principalmente nos países em desenvolvimento, informou nesta segunda-feira o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados Antonio Guterres.

"Quase a metade dos 10,5 milhões de pessoas registradas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) reside hoje em cidades, e ao menos 10 milhões de pessoas deslocadas e de refugiados que voltam do exílio estariam também em zonas urbanas", disse Guterres.

"Preciamos abandonar a imagem antiquada segunda a qual a maioria dos refugiados vive em imensos acampamentos", acrescentou.

Segundo o Acnur, cada vez mais refugiados se vêm obrigados a viver em bairros precários ou favelas populosas, com pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde e ajuda social. A maioria deles não tem outra opção para ganhar a vida senão trabalhar na economia paralela, com risco de exploração.

Estimativas recentes indicam que a capital afegã, Cabul, está sete vezes mais povoada do que em 2001 em entre estes novos habitantes, muitos são "ex-refugiados que voltaram" ou "deslocados que fogem da violência em outras regiões do país".

"As cidades de Bogotá (Colômbia) e Abidjan (Costa do Marfim) receberam centenas de milhares de vítimas de conflitos que se instalam em bairros insalubres", disse a Acnur.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação