Mundo

Governo aprova envio de mais 511 soldados para o Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 12/02/2010 15:19
O governo espanhol aprovou nesta sexta-feira (12/2) o envio de mais 511 soldados para o Afeganistão que vão se juntar aos cerca de 1.000 já integrados à Força de Assistência à Segurança (Isaf), anunciou em um comunicado. O novo contingente inclui três equipes que treinarão os soldados afegãos, segundo o comunicado do Ministério da Defesa espanhol. O Executivo também prevê o envio de um contingente da Guarda Civil "que não poderá superar os 40 homens" para formar a Polícia afegã.

[SAIBAMAIS]A ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, irá na próxima quarta-feira (17/2) ao Congresso dos Deputados para pedir a aprovação dos legisladores ao envio do novo contingente. A Espanha mantém atualmente no Afeganistão 1.068 soldados integrando a Isaf, 998 permanentes e 70 temporários, encarregados da administração do aeroporto de Cabul até 1; de abril.

O contingente espanhol está mobilizado principalmente em Herat e em Qala-i-Naw (noroeste), sede de sua Equipe de Reconstrução Provincial (PRT). Nessa região, um soldado colombiano do contingente espanhol morreu em 1; de fevereiro na explosão de uma mina na passagem do blindado que o transportava.

O jovem John Felipe Romero Meneses, de 21 anos, foi o oitavo integrante do Exército espanhol morto no Afeganistão desde que a Espanha iniciou a sua missão no país, em janeiro de 2002.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação