O jornalista cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias, sofreu um desmaio nesta quinta-feira (11/3), e está em "estado grave", informaram funcionários do hospital Arnaldo Milián da província de Santa Clara (280 km al este de Havana), onde o dissidente deu entrada.
"Guillermo Fariñas foi encaminhado à unidade de terapia intensiva", explicaram profissionais do hospital por telefone à AFP, sem mais detalhes.
Segundo o médico pessoal de Fariñas, Ismel Iglesias, o dissidente, de 48 anos, sofreu "um choque hipoglicêmico", perdendo a consciência às 14h locais (16h de Brasília), "semelhante ao que o afetou no dia 3" de março. "De imediato foi trasladado de carro ao hospital, em companhia de sua esposa e da mãe, e está recebendo soro com dextrose", um carboidrato de alto índice glicêmico de alta absorção, e outros medicamentos.
Iglesias destacou que, antes do desmaio, Fariñas foi visitado pelo diretor da policlínica do bairro onde mora, que o achou "muito debilitado" e requisitou "exames de urina. Seu quadro de saúde já se mostrava preocupante, devido a perdas de visão, e à fala com frases entrecortadas".
Fariñas, que já realizou mais de 20 greves de fome, esteve preso durante três vezes por sua militância. Iniciou o protesto no dia 24 de fevereiro, em seguida à morte do prisioneiro político Orlando Zapata, que protestava, também com uma greve de fome, para exigir a libertação de outros 26 dissidentes presos que estariam em mal estado de saúde.
Desde então, o jornalista e psicólogo, que mede 1,83m, já perdeu 13 quilos. Pesa, atualmente, 58 kg.
Esta matéria tem: (4) comentários
Autor: Raimundo Souza
politicagem. | Denuncie |
Autor: Vando Duran
E o Lula ainda apóia ditaduras facistas, absurdas, inconcebíveis hoje em dia. Fidel Castro, M. Ahmadinejad e H. Chaves são o eixo do mal, mas Lula, vítima no passado desses absurdos, ainda apóia e se faz de desentendido. Esse PT, PQP, É UM LIXO! | Denuncie |
Autor: Augusto Oliveira
Lógica Lula foi preso político no Brasil e fez greve de fome. Lula compara presos políticos que estão em greve de fome em Cuba com criminosos comuns. Logo... Augusto Cesar Martins de Oliveira. Advogado/RS | Denuncie |
Autor: daniel wilson
Sobre o assunto, com a palavra Lula. Enquanto o sapo barbulo bajula o ditador Fidela Castro, o povo, oprimido, sofre. Só mesmo um povo sem cultura e conhecimento para aplaudir esse nosso presidente, dai seus 80% de aprovação!!! | Denuncie |