Mundo

Dissidente cubano está em estado grave

Agência France-Presse
postado em 11/03/2010 19:34
O jornalista cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias, sofreu um desmaio nesta quinta-feira (11/3), e está em "estado grave", informaram funcionários do hospital Arnaldo Milián da província de Santa Clara (280 km al este de Havana), onde o dissidente deu entrada.

"Guillermo Fariñas foi encaminhado à unidade de terapia intensiva", explicaram profissionais do hospital por telefone à AFP, sem mais detalhes.

Segundo o médico pessoal de Fariñas, Ismel Iglesias, o dissidente, de 48 anos, sofreu "um choque hipoglicêmico", perdendo a consciência às 14h locais (16h de Brasília), "semelhante ao que o afetou no dia 3" de março. "De imediato foi trasladado de carro ao hospital, em companhia de sua esposa e da mãe, e está recebendo soro com dextrose", um carboidrato de alto índice glicêmico de alta absorção, e outros medicamentos.

[SAIBAMAIS]Iglesias destacou que, antes do desmaio, Fariñas foi visitado pelo diretor da policlínica do bairro onde mora, que o achou "muito debilitado" e requisitou "exames de urina. Seu quadro de saúde já se mostrava preocupante, devido a perdas de visão, e à fala com frases entrecortadas".

Fariñas, que já realizou mais de 20 greves de fome, esteve preso durante três vezes por sua militância. Iniciou o protesto no dia 24 de fevereiro, em seguida à morte do prisioneiro político Orlando Zapata, que protestava, também com uma greve de fome, para exigir a libertação de outros 26 dissidentes presos que estariam em mal estado de saúde.

Desde então, o jornalista e psicólogo, que mede 1,83m, já perdeu 13 quilos. Pesa, atualmente, 58 kg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação