Mundo

Suicidas matam 45 no Paquistão

Talibãs paquistaneses, aliados da Al-Qaeda, são suspeitos por onda de atentados que desafia o governo local e os EUA

postado em 13/03/2010 09:50
Dois atentados suicidas cometidos ontem em Lahore, no nordeste do Paquistão, mataram 45 pessoas e deixaram 134 feridas. Dois homens aproximaram-se a pé de veículos do exército, em um bairro onde residem militares, e detonaram os explosivos. Ambos estavam próximos a um mercado no momento em que fiéis muçulmanos seguiam para as orações da sexta-feira. ;Encontramos as cabeças de dois homens-bomba. Houve um intervalo de 15 segundos entre as duas explosões;, confirmou o policial Chaudhry Mohamad Shafiq. ;A primeira foi fraca, ouvimos disparos de armas automáticas em seguida e, logo depois, outra explosão, mais forte;, contou Mohamad Bilal, que tinha acabado de sentar-se em um restaurante do mercado quando ocorreu o ataque.

Segundo Shafiq, o alvo dos terroristas seria um comboio militar. Autoridades confirmaram que 10 das vítimas são soldados. Mohammad Nadeem, testemunha citada pela agência de notícias France Presse, confirmou que os homens-bomba acionaram os detonadores próximo a viaturas do exército. ;A segunda explosão foi muito perto de um veículo militar. Senti um perigo real e comecei a correr. Havia cenas de destruição em lojas e restaurantes próximos. Vi cadeiras partidas, mesas e outros objetos espalhados pelo chão;, lembrou.

A área do mercado foi isolada e atiradores tomaram posição nos telhados de edifícios, enquanto um helicóptero de combate sobrevoava o local para garantir a segurança. No entanto, uma terceira bomba explodiu mais tarde perto de uma delegacia de Lahore, deixando mais quatro feridos. As autoridades suspeitam que os ataques tenham sido cometidos por militantes do grupo extremista islâmico Talibã, alvo de operações do exército paquistanês com apoio de tropas americanas baseadas no vizinho Paquistão.

Esses três atentados se somam à explosão da última segunda-feira na capital cultural paquistanesa, que matou 15 pessoas. Nessa ofensiva, reivindicada pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), um homem em um carro-bomba destruiu o prédio que a polícia antiterrorista usava para interrogar suspeitos. Outros dois ataques, um tiroteio e um bombardeio contra uma agência humanitária norte-americana, causaram seis mortes no noroeste do país, nesta semana.

Violência
O Movimento dos Talibãs do Paquistão é o principal responsável pela onda de violência que atinge o país há dois anos e meio. Nesse período, o grupo matou mais de 3 mil pessoas em ataques suicidas e atentados a bomba. Eles se aliaram em dezembro de 2007 à rede terrorista Al-Qaeda, de Osama bin Laden, e proclamaram a jihad (guerra santa) contra o governo do presidente Asif Ali Zardari, que apoia os Estados Unidos em sua ;guerra ao terror;.

Diversos órgãos militares e de inteligência têm sede em Lahore, capital provincial de Punjab, que por isso se tornou alvo frequente de atentados. Organizações extremistas, especialmente o TTP, ganharam força na província, onde apenas oito insurgentes mataram mais de 170 pessoas no ano passado. Porém, a violência no Paquistão ainda é mais concentrada nas zonas tribais do noroeste, na fronteira com o Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação