Mundo

Católicos de Jerusalém celebram o Domingo de Ramos apesar da tensão

Agência France-Presse
postado em 28/03/2010 15:51
JERUSALÉM - Centenas de católicos participaram neste domingo na tradicional procissão do Domingo de Ramos em Jerusalém, indo do Monte das Oliveiras até a Cidade Velha, apesar das tensões políticas e religiosas.

A procissão, na qual participaram peregrinos palestinos e representantes de várias ordens religiosas, caminharam do povoado palestino de Betfagé até a Cidade Velha de Jerusalém exibindo palmas e ramos de oliveira.

Segundo a polícia, cerca de 1.500 pessoas participaram na procissão que terminou nos jardins do Templo de Santa Ana.

Antes da Bênção de Ramos, o patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Guad Twal, recordou que Cristo entrou da mesma maneira na Cidade Santa, "sem escolta, sem soldados e sem muro de separação", em alusão à barreira de segurança que Israel construiu na Cisjordânia ocupada.

"Que a paixão de Cristo nos livre de nossas paixões", acrescentou, aludindo às atuais tensões religiosas e políticas em Jerusalém.

Em Roma, o Papa Bento XVI afirmou estar "profundamente aflito" pela situação em Jerusalém, onde se registraram enfrentamentos nos últimos dias, depois que Israel anunciou um novo impulso na colonização do setor oriental, majoritariamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação