Mundo

Ex-prefeitos de Bogotá e Medellín fazem aliança presidencial na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 17:18
O ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, segundo nas pesquisas de intenções de voto, de acordo com as pesquisas mais recentes, e o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, se registraram nesta segunda-feira (12/4) para as eleições de 30 de maio, no último dia de inscrição.

Mockus, do Partido Verde, será candidato à presidência em uma aliança com Fajardo, do movimento independente Compromiso Ciudadano, que aspira a vice-presidência.

"Infinitos obrigados. Seu exemplo, a racionalidade com que temos trabalhado nestas últimas semanas. Agora somos um time maior e mais potente", disse Mockus ao inscrever Fajardo.

"Nesta reunião, que inclui muitos, que atrai muitos e que foi sonhada por muitos, está a decência, a legalidade e o compromisso de lutar pela cidadania. Que no dia 30 de maio enchamos as urnas de votos livres de pressões", acrescentou.

Fajardo, de 53 anos, era até agora aspirante presidencial do Compromiso Ciudadano, mas aceitou se unir à campanha de Mockus após os resultados decepcionantes de seu partido nas eleições parlamentares de março e da queda nas pesquisas.

Segundo uma pesquisa do Centro Nacional de Consultoria publicada na última semana, Mockus teria 22% das intenções de voto, o que o deixa atrás do ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos - considerado o candidato mais próximo do presidente Alvaro Uribe -, que contaria com 37%.

A subida de Mockus, que ultrapassou a conservadora Noemí Sanín (20%), foi atribuída à aproximação com Fajardo, que vinha figurando com 4% a 5% das intenções de voto nas últimas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação