Mundo

Quirguistão terá eleições em outubro

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 07:42
O governo interino do Quirguistão anunciou nesta quinta-feira (22/4) que as eleições presidencial e legislativas acontecerão em 10 de outubro, precedidas por um referendo sobre uma nova Constituição em 27 de junho.

As datas foram anunciadas por Umurbek Tekebayev, número dois do governo provisório instalado no início de abril, depois que a oposição tomou o poder em uma violenta revolta popular que derrubou o presidente Kurmambek Bakiyev.

A nova Constituição sobre a qual os eleitores votarão em junho fará do Quirguistão uma república parlamentar, para reduzir os poderes do presidente e evitar o autoritarismo, disse Tekebayev.

O presidente será privado da imunidade e os membros da família do chefe de Estado não dependerão mais do financiamento do governo.

O governo interino quirguiz acusou Bakiyev de corrupção, nepotismo e de ter aprovado o uso de armas contra os manifestantes de oposição nos protestos do início do mês na capital Bishkek, em confrontos que deixaram 85 mortos.

Refugiado em Belarus, o presidente destituído afirmou na quarta-feira que continua sendo o chefe de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação