Mundo

Representação brasileira no Parlasul aprova acordo entre Mercosul e África Austral

postado em 07/05/2010 09:47
Brasília - A representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou o texto do acordo de comércio preferencial entre o bloco sul-americano ; que reúne o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai ; e a União Aduaneira da África Austral, integrada pela África do Sul, por Botsuana, pelo Lesoto, pela Namíbia e pela Suazilândia. Este é o terceiro acordo extrarregional assinado pelo Mercosul. Os dois primeiros foram com a Índia e com Israel.

O recente acordo entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral facilitará o acesso mútuo aos mercados dos dois blocos regionais, ampliando o fluxo de produtos e aumentando as oportunidades de investimentos.

Entre os 950 itens oferecidos pela África Austral que terão tarifas reduzidas para o comércio com o Mercosul estão produtos alimentícios e aparelhos e materiais elétricos. O bloco sul-americano oferecerá 957 produtos, principalmente dos setores agrícola, químico, têxtil, siderúrgico, automotivo, de eletroeletrônicos e de bens de capital.

Aprovado pela representação brasileira no Mercosul, o texto que propõe o acordo será convertido em decreto legislativo e tramitará em regime de prioridade nas seguintes comissões da Câmara dos Deputados: de Relações Exteriores e Defesa Nacional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será enviado para votação em plenário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação