Mundo

Rússia apoia iniciativa de Lula em defesa do diálogo do Irã com a comunidade internacional

postado em 13/05/2010 14:58
O governo do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, apoia a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de defender o diálogo entre o Irã e a comunidade internacional, segundo o embaixador do Brasil em Moscou, Carlos Antonio da Rocha Paranhos. De acordo com o diplomata, há disposição de Lula em evitar as sanções contra os iranianos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

Lula chegou hoje à capital russa, onde fica até amanhã, depois segue para o Catar e Irã. Na visita de dois dias a Teerã, o presidente vai defender, mais uma vez, o direito de o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, desenvolver um programa nuclear próprio. Mas deverá ressaltar a necessidade de apresentar garantias sobre os fins pacíficos de seus projetos e afastar as suspeitas sobre a fabricação de armas atômicas.

;A Rússia acredita que há espaço para o diálogo [entre o Irã e a comunidade internacional];, afirmou o embaixador. ;Os russos veem favoravelmente a ida do presidente Lula ao Irã e acompanham com interesse os esforços para abrir espaço para o diálogo.;

A visita de Lula à Rússia e ao Irã ocorre no momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz campanha em defesa da imposição de sanções contra o Irã por suspeitar da fabricação de armas nucleares. Ahmadinejad nega as acusações e informa que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

O assunto deve ser tema de discussão no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no final de junho. Para aprovar sanções contra o Irã, os cinco membros permanentes do órgão ; Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra e França ; devem votar favoravelmente, não pode haver voto contrário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação