Mundo

Massacre horroriza britânicos

postado em 03/06/2010 07:00
Durante mais de três horas, um taxista armado espalhou o terror em diversas regiões do condado de Cumbria, no noroeste da Inglaterra. Pelo menos 12 pessoas morreram e 25 ficaram feridas ; três delas com gravidade ; pelas mãos de Derrick Bird, 52 anos, que percorreu pequenas cidades e vilarejos atirando de forma indiscriminada. Segundo a polícia local, Bird teria se matado em seguida. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a rainha Elizabeth II lamentaram e se disseram ;chocados; com um dos piores massacres registrado no Reino Unido nos últimos 20 anos.

;O governo fará tudo o que puder para ajudar a comunidade local e as pessoas afetadas. Quando vidas e comunidades são repentinamente interrompidas dessa forma, nossos pensamentos devem estar com todos aqueles que são atingidos por esses trágicos acontecimentos, especialmente as famílias e os amigos das vítimas;, disse Cameron, na abertura de sua primeira sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro. Em carta ao seu representante no condado, a rainha se disse ;profundamente chocada; com as mortes e solidarizou-se com ;o horror e a dor; de todo o país.

Bird, divorciado e pai de dois filhos, teria atirado primeiro nos colegas motoristas em um ponto de táxi da cidade de Whitehaven, que fica na região turística de Lake District, por volta das 10h (6h em Brasília). Depois, entrou no carro e fez vítimas em pelo menos 30 diferentes locais. Assim que foi informada do primeiro ataque, a polícia de Cumbria pediu à população e aos turistas de vilarejos próximos, como Egremont e Seascale, que não saíssem às ruas até novo aviso. O alerta também foi transmitido por redes sociais, como o Twitter.

O corpo de Bird foi encontrado às 13h40 (9h40 em Brasília), em uma floresta perto da vila de Boot, a cerca de 30km de Whitehaven, onde começaram os disparos. ;Estamos no início da investigação e ainda não sabemos qual pode ter sido o motivo (de sua ação), ou se trata-se de um ato premeditado ou não;, disse Stuart Hyde, do corpo policial do condado de Cumbria. Ele, no entanto, considerou o incidente ;realmente excepcional;. ;O ocorrido deixou as pessoas da região e de todo o país em estado de choque;, afirmou.

Casos como esse, de fato, não são comuns no Reino Unido, onde o controle do porte de armas é rigoroso. Em 1987, Michael Ryan matou 16 pessoas na cidade inglesa de Hungerford. Já em 1996, Thomas Hamilton matou 16 crianças e um professor em um jardim de infância de Dunblane, na Escócia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação