Mundo

Tormenta Alex se afasta da maré negra

Agência France-Presse
postado em 29/06/2010 09:12
A primeira tormenta tropical da temporada no Oceano Atlântico parecia desviar sua trajetória da zona afetada pela enorme maré negra provocada por um vazamento de petróleo no Golfo do México, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Alex, que já deixou dez mortos na América Central e pode se transformar em furacão nesta terça-feira (29/6), não segue em direção da maré negra, mas os ventos e ondas provocados por Alex no Golfo do México devem complicar as operações de limpeza do petróleo, advertem os especialistas.

Segundo o NHC, Alex se desloca a sudoeste da gigantesca maré negra, que se estende pelas costas de Louisiana, Alabama, Missisipi e Flórida, no sul dos Estados Unidos.

"Está previsto um fortalecimento nos próximos dois dias e Alex pode se transformar em furacão já nesta terça-feira", advertiu o NHC.

As más condições podem retardar em até duas semanas a retirada do petróleo derramado no mar, e no pior dos casos forçar a saída dos navios que recuperam parte do petróleo no foco do vazamento, de onde escapam diariamente cerca de 60 mil barris.

Alex, que ganha força em seu avanço pelo Golfo do México, já deixou uma dezena de mortos ao passar por El Salvador, Nicarágua e Guatemala, e causou inundações na América Central e no México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação