Mundo

Operação da BP para tapar poço é adiada

Agência France-Presse
postado em 25/07/2010 14:56
NOVA ORLEANS - Uma operação crucial da companhia BP para tapar o poço de petróleo em que teve origem a Maré Negra no Golfo do México foi adiada para o início de agosto, depois de ter sido marcada inicialmente para a próxima semana, indicou neste domingo uma autoridade americana.

"A próxima semana será dedicada aos preparativos para garantir que tudo esteja pronto (...) tentaremos (iniciar a operação) na semana de 1; de agosto", ressaltou o almirante Thad Allen, que supervisiona a luta contra a maré negra pelo governo americano.

Esta manobra consiste em injetar uma mistura de água e de matérias sólidas pela entrada do poço submarino antes de fechá-lo com cimento. Os engenheiros trabalham neste procedimento há vários dias.

Chamada de "Static Kill", esta operação assemelha-se muito à manobra que a empresa tentou sem êxito no final de maio.

O almirante Allen, que havia indicado no sábado que essa operação poderia começar em de "três a cinco dias", explicou neste domingo que o adiamento não se deve a um incidente maior, e sim a um reajuste do calendário divulgado pela BP.

A operação "Static Kill" será seguida por outro procedimento, "Bottom Kill", que envolve a perfuração de dois poços de auxílio pela BP, acrescentou o almirante Allen.

O objetivo é conter definitivamente a maré negra que há três meses polui as águas e a costa do Golfo do México, nesta que é a maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação