Mundo

Afeganistão apreende 17 toneladas de explosivos procedentes do Paquistão

Agência France-Presse
postado em 15/08/2010 14:24
A polícia afegã apreendeu hoje (15/8) no sul do país 17 toneladas de explosivos escondidos em recipientes de pintura procedentes do Paquistão.

O caminhão que transportava os explosivos foi parado em Spin Boldak, um posto na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. O veículo saíra de Quetta, no território paquistanês.

"Tínhamos informações que nos levaram à descoberta desta importante quantidade de explosivos", declarou o general Shafique Afzalli, comandante da polícia no sul do Afeganistão.

Os explosivos seriam utilizados para a confecção de bombas caseiras, a arma predileta dos talibãs. Esses explosivos, baratos e fáceis de dissimular, são a principal causa de morte entre os civis e as tropas internacionais.

Os serviços secretos paquistaneses (ISI) são acusados pelo Afeganistão de apoiar os talibãs, dando refúgio aos extremistas nas zonas tribais de fronteira, ou de organizar Os ataques para enfraquecer o governo afegão e defender os interesses paquistaneses.

O Paquistão, aliado do regime talibã em Cabul (1996-2001) antes de uma aliança com os Estados Unidos após a queda do governo extremisa em 2001, sempre negou dar apoio aos insurgentes afegãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação