Mundo

Avião se parte em três na Colômbia

Acidente no pouso, na ilha caribenha de San Andrés, deixou apenas um morto entre as 127 pessoas a bordo. Quatro brasileiros estão entre os sobreviventes

postado em 17/08/2010 08:15
Quatro brasileiros estão entre os sobreviventes do acidente sofrido ontem por um avião da companhia Aires quando se preparava para aterrissar na Ilha de San Andrés, no Caribe colombiano. O Boeing 737, que tinha partido de Bogotá, chegou ao destino em meio a forte tempestade, e partiu-se em três na pista do Aeroporto Gustavo Rojas Pinilla. A única morte entre os 121 passageiros e seis tripulantes a bordo foi de Amar Fernández de Barreto, de 68 anos, que sofreu um ataque cardíaco.

Os brasileiros Tiago Cavalcanti, Carolina Gonçalves, Ramiro Lobo e Catherine Silva Lobo, que são amigos e passavam férias na Colômbia, passaram por exames médicos e foram liberados ; com exceção de Carolina. ;Nós estamos bem, mas continuamos aqui no hospital porque minha mulher está grávida, a membrana (uterina) se rompeu e ela corre o risco de perder nosso bebê, de cinco meses;, disse Tiago ao Correio, por telefone.

Um patrulheiro da Polícia Nacional colombiana disse ao jornal El Tiempo, de Bogotá, que ouviu um estrondo na altura da cabeceira da pista e logo depois viu o avião sofrer um impacto. As autoridades continuam aguardando o resultado da investigação para confirmar as causas da queda. ;A pista do aeroporto foi fechada para que as equipes limpem o caminho, uma vez que destroços da aeronave ainda estão no local;, informou o coronel David Barrero, da Força Aérea. Os voos foram temporariamente interrompidos em San Andrés.

O brasileiro Ramiro Lobo lembra que o comandante tinha anunciado que o pouso seria normal, apesar do mau tempo, mas o Boeing começou a descer em alta velocidade e o brasileiro temeu por uma queda no mar. ;O avião estava descendo muito rápido e comecei a ficar com medo. Não era normal aquilo, então pensei: não acredito que vou morrer aqui;, contou Ramiro, que é oficial do Exército, à BBC Brasil.

;O avião pousou com muita força, foi cena de filme mesmo. Caímos na ponta da pista, por pouco não caímos no mar;, continuou o brasileiro. Ele pensou que o avião fosse explodir. ;Vi na nossa esquerda um clarão e sabia que ali estava pegando fogo. Tudo o que eu pensava era: esse avião vai explodir e nós estamos dentro dele;, relembra. Um passageiro colombiano teve impressão parecida. ;Até que começou a descida, íamos bem. Depois, não posso dizer, porque recebemos um golpe;, contou Heriberto Rúa à rádio colombiana Caracol. A mulher de Heriberto e os cinco filhos sofreram apenas ferimentos leves.

Depois do impacto, Lobo conta que algumas pessoas ficaram desacordadas. ;Quando vi que estávamos vivos, a única coisa que poderíamos fazer era correr, foi instinto de sobrevivência;, disse. Ele e outros sobreviventes pularam um dos muros de contenção da pista, com ajuda de moradores, e foram levados ao hospital.

A lista de passageiros inclui, além de cidadãos colombianos e dos quatro brasileiros, seis americanos, cinco franceses, quatro costarriquenhos e dois alemães, segundo informou o coronel Hector Carrascal, diretor de serviços de navegação da Autoridade de Aviação Civil colombiana. Pelo menos cinco pessoas ficaram gravemente feridas e apenas seis pessoas escaparam ilesas, entre elas um bebê colombiano de 18 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação