Mundo

ElBaradei critica divulgação de fotos de sua filha de biquini

postado em 04/09/2010 18:12
CAIRO - O diplomata egípcio Mohamed ElBaradei, ex-diretor da AIEA, que se tornou um opositor do governo do Egito, acusou neste sábado as autoridades de terem divulgado fotos de sua filha de biquini na rede de relacionamentos Facebook.

Em declarações ao jornal independente al-Dostur, o prêmio Nobel da Paz em 2005 considerou que a divulgação das fotos no Facebook, reproduzidas por alguns jornais egípcios, representava a "única resposta" que as autoridades sabem dar as suas manifestações políticas.

"Uma campanha como esta representa a única resposta (...) do governo a aqueles que pedem democracia", disse ElBaradei.

As fotos mostram sua filha Laila, advogada em Londres, de biquini, e durante o seu casamento, em que vinho era servido.

A publicação dessas fotos chocou muitas pessoas no Egito, país onde as bebidas alcoólicas são proibidas pelo Islã e onde várias mulheres frequentam as praias com vestimentas cobrindo o corpo.

ElBaradei voltou em fevereiro ao Cairo depois de 12 anos em Viena à frente da Agência Internacional de Energia Atômica. Ele se disse preparado para se candidatar nas eleições presidenciais de 2011 no Egito, exigindo para isso que a Constituição seja alterada.

Ele iniciou em abril uma campanha por reformas políticas e por uma democratização do governo do presidente Hosni Mubarak, no poder há 29 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação