Mundo

Máquina de Plano B para resgate de mineiros no Chile para por 48 horas

Agência France-Presse
postado em 09/09/2010 16:34
Mina San Jose - A máquina que põe em prática o Plano B de resgate dos 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile ficará parada por 48 horas para reparos, disse o chefe das equipes de resgate, André Sougarret.

"A máquina do Plano B está sendo mantida a 268m (de profundidade de escavação). Houve problemas em um perno (do martelo) e serão necessárias cerca de 48 horas para que volte a funcionar", disse Sougarret a jornalistas.

A máquina, uma perfuradora T-130, começou a cavar no último domingo e até quarta-feira estava a 268m na primeira fase, de um total de 630m previstos.

Ao atingir essa profundidade, teve que parar por 14 horas para a mudança de alguns cabos. Mas um problema no martelo fará com que precise ser consertada por mais 48 horas, disse Sougarret.

A máquina deve alargar um primeiro ducto já construído de 630m. Ao atingir essa profundidade, deve aumentar o ducto para que chegue a cerca de 70cm de diâmetro, o que permitirá a saída dos trabalhadores, presos desde 5 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação